A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida

Autores

  • Cláudia Tapia Sikilero Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar a educação contemporânea a partir do adágio aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida, através das noções de Bauman Modernidade Sólida e Modernidade Líquida. Excertos de documentos da UNESCO são mobilizados para caracterizar e pensar na discursividade em que a educação é apresentada em nosso tempo. Assim, as metáforas de Bauman tornam-se úteis na reflexão sobre as mudanças na ênfase dada para a aprendizagem. O imperativo contemporâneo está em aprender a aprender e ser um sujeito flexível, capaz de viver com as incertezas, com a responsabilidade pelas escolhas e as consequências que elas acarretam, em um mundo fluido que muda constantemente e que desafia os modos da educação escolar.

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Biografia do Autor

Cláudia Tapia Sikilero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

Sikilero, C. T. (2017). A EDUCAÇÃO MODERNO-SÓLIDO E A APRENDIZAGEM MODERNO-LÍQUIDO: Aprendizagem para a vida toda e aprendizagem ao longo da vida. Revista Húmus, 7(19). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6999