O EDUCAR ENTRE A PERDA DO MUNDO E O AMOR MUNDI: uma leitura da educação ambiental a partir da reflexão arendtiana

Autores

  • Lucas Dagostini Gardelin Universidade de Caxias do Sul
  • Cleide Calgaro Universidade de Caxias do Sul
  • Paulo César Nodari Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar e embasar a tese de que a problemática atinente ao aparente descontrolado avanço tecnológico, ao império do consumo e ao desrespeito crescente ao meio ambiente traz à tona a importância da problematização e discussão nos areópagos de discussão coletiva. Longe de estar restrita a limites bem contornados, tal discussão afirma-se, com força e premência, em todos os fóruns, em todas as instâncias, seja da vida privada, seja da vida pública. E, justamente, nesse contexto hodierno, é que a questão ambiental, nos dias atuais, mais do que nunca, exige e goza de inderrogável imperatividade, e o seu perquirir reclama continuamente esforços de detida reflexão, ecoando, por conseguinte, nos mais variados campos do saber. Busca-se, pois, nesta reflexão, à luz da abordagem analítico-interpretativa e da pesquisa eminentemente bibliográfica, compreender, de um lado, como se dá a missão imprescindível da educação na perspectiva arendtiana, informada pela tensão existente entre a perda do mundo e o amor mundi. De outro lado, busca-se reforçar a ideia focal de que o processo pedagógico-educacional, em todas as suas esferas, não pode apresentar ouvidos moucos ao exigente clamor da responsabilidade cidadã.

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Biografia do Autor

Lucas Dagostini Gardelin, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Direito Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul - (PPGDir-UCS), na condição de taxista PROSUC/CAPES. Graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica, cadastrado no DGP/CNPq, vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da Universidade de Caxias do Sul - (UCS). CV: http://lattes.cnpq.br/7920618297606474. E-mail: gardelin_lucas@hotmail.com

Cleide Calgaro, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutora em Filosofia e em Direito ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutora em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutoranda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, na condição de taxista CAPES. Doutoranda em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Mestra em Direito e em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Atualmente é Professora da Graduação e Pós-Graduação em Direito na Universidade de Caxias do Sul. É Líder do Grupo de Pesquisa “Metamorfose Jurídica” da Universidade de Caxias do Sul-UCS e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa “Filosofia do Direito e Pensamento Político” da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Atua como pesquisadora no Grupo de pesquisa “Regulação ambiental da atividade econômica sustentável (REGA)” da Escola Superior Dom Helder Câmara e no CEDEUAM UNISALENTO - Centro Didattico Euroamericano sulle Politiche Costituzionali na Università del Salento-Itália. É membro do Comitê Assessor de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS: Membro Titular (2019-2021). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1840-9598. CV: http://lattes.cnpq.br/8547639191475261. E-mail: ccalgaro1@hotmail.com

Paulo César Nodari, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Caxias do Sul (1991), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), com período sanduíche na Universidade de Tübingen, Alemanha. Atualmente é professor Adjunto III na Universidade de Caxias do Sul. Foi professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGED-UCS). É professor no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul (PPGFIL-UCS). É professor no Programa (Mestrado e Doutorado) de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul (PPGDIR-UCS). Tem experiência nos seguintes temas: ética, liberdade, direitos humanos, paz, antropologia, educação. De 02/2011 a 07/2011, Pós-Doutoramento, em Filosofia, em Bonn (Alemanha).

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Gardelin, L. D., Calgaro, C., & Nodari, P. C. (2020). O EDUCAR ENTRE A PERDA DO MUNDO E O AMOR MUNDI: uma leitura da educação ambiental a partir da reflexão arendtiana. Revista Húmus, 10(28). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12921

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia