Dossiê científico (2026) – Inteligência artificial e escrita acadêmica: desafios contemporâneos
Estão abertas as submissões para o dossiê temático “Escrita científica e inteligência artificial: desafios contemporâneos, ética e produção do conhecimento”, referente ao primeiro semestre de 2026. A chamada tem como objetivo reunir pesquisadores(as) de diferentes áreas do conhecimento interessados(as) em refletir, de forma crítica e interdisciplinar, sobre os impactos da inteligência artificial no processo de produção acadêmica e científica.
Nos últimos anos, ferramentas baseadas em inteligência artificial, como modelos de linguagem, sistemas de automação textual, plataformas de revisão inteligente e algoritmos de organização de dados, passaram a ocupar um papel crescente na rotina de pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação. Esse avanço tecnológico, embora amplie as possibilidades de acesso, produção e organização do conhecimento, também levanta importantes questões éticas, epistemológicas e metodológicas, especialmente no que se refere à autoria, à originalidade, à responsabilidade científica e à integridade acadêmica.
Diante desse cenário, o dossiê busca promover um espaço qualificado de debate sobre os limites e as potencialidades da inteligência artificial na escrita científica, contemplando discussões sobre autoria em tempos de IA, plágio, coautoria humano-máquina, impactos na formação de pesquisadores, novos paradigmas de escrita acadêmica, bem como os desafios impostos às instituições de ensino, às agências de fomento e aos periódicos científicos.
A iniciativa é coordenada pelo Prof. Dr. Renan Antônio da Silva, e os artigos submetidos deverão ser originais e inéditos, contando obrigatoriamente com a participação de pelo menos um(a) autor(a) com título de doutor(a). O prazo final para submissão é 12 de junho de 2026 (sexta-feira).
Os(as) interessados(as) em submeter seus trabalhos ou esclarecer dúvidas devem entrar em contato diretamente com o coordenador do dossiê pelo e-mail: renan@doutorrenan.com.br.
