Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Os manuscritos devem conter no máximo sete (7) autores, serem encaminhados em documento em .docx, sem a identificação dos autores, fonte Times New Roman, tamanho 12 (incluindo ilustrações e referências), espaçamento 1,5 em todo o texto (incluindo o resumo), com todas as páginas numeradas na parte inferior direita, até as referências, com margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • É obrigatório o ORCID do autor.

Diretrizes para Autores

1 DIRETRIZES PARA AUTORES

1.1 Condições para submissão

Para submissão dos artigos, os autores deverão efetuar o cadastro e consultar as instruções no site http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/remae. O manuscrito, incluindo resumo, poderá ser enviado em português, inglês ou espanhol. O resumo nos demais idiomas (abstract/resumen) serão feitos após aprovação e serão de responsabilidade dos autores.

O manuscrito submetido deve ser relevante, pertinente ao escopo da Revista, ter contribuição original e inédita. Não poderá estar submetido a outro periódico. A veracidade das informações, citações e referências utilizadas no texto é de responsabilidade exclusiva dos autores. Deve-se verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no instrumento de avaliação - Checklist Etapa1 (Apêndice A) e a declaração de responsabilidade e transferência de direito autoral  para a submissão do artigo. A submissão dos manuscritos deverá ser exclusivamente online pelo site http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/remae. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Não serão cobradas taxas de submissão e publicação.

1.2 Normas para preparo dos manuscritos

Os manuscritos devem conter no máximo sete (7) autores, serem encaminhados em documento em .docx, sem a identificação dos autores, fonte Times New Roman, tamanho 12 (incluindo ilustrações e referências), espaçamento 1,5 em todo o texto (incluindo o resumo), com todas as páginas numeradas na parte inferior direita, até as referências, com margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm.

O alinhamento do texto, incluindo as referências deve estar justificado, de modo que este seja distribuído uniformemente entre as margens. Deve-se utilizar espaçamento simples para título, descritores, citação direta com mais de três linhas (utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 10) e em transliteração de depoimento. Colocar em itálico palavras ou expressões em idioma diferente do qual o manuscrito foi redigido ou em transliteração de depoimentos. As referências devem ser redigidas de acordo com o Estilo Vancouver, norma elaborada pelo ICMJE (http://www.icmje.org)

A redação deve ser objetiva, com linguagem adequada ao estudo e terminologia científica condizente. Os títulos das seções textuais devem ser destacados em caixa alta e negrito, sem numeração e alinhadas à esquerda. Os subtítulos devem ser redigidos em caixa baixa e em negrito.

O título deve refletir o objeto do estudo, ser conciso, compreensivo e conter no máximo 15 palavras. A identificação dos autores deve estar em documento separado do corpo do texto e conter: título, nome dos autores com os respectivos ORCID (e-mail do autor correspondente), instituição, titulação, cidade, estado e país.

Os títulos do artigo e das seções textuais (ex: TÍTULO, RESUMO, INTRODUÇÃO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, RESULTADOS, CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS) devem ser destacados, sem numeração, em caixa-alta e em negrito alinhados à esquerda. Os subtítulos devem ser redigidos em caixa baixa e em negrito.

O limite de palavras será de acordo com a categoria de artigo (incluindo referências).

Artigos originais – Limite máximo de quinze (15) páginas, incluindo resumo e até vinte e cinco (25) referências. Estudo relativo à pesquisa científica original, inédita e concluída. Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura atualizada e objetivo. Método: tipo de pesquisa, descrição da população/amostra, critérios de seleção de participantes ou fonte de dados, coleta de dados e período, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição) e análise de dados, devem ser descritos de forma clara, objetiva compreensiva e completa. Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, quando necessário, e condução de acordo com os preceitos éticos. Resultados: Apresentados em sequência lógica, sem citações, comentários ou interpretações e quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações deverão ser complementares. Discussão: Deve conter a interpretação dos resultados encontrados pelos autores e sua relação com o conhecimento científico prévio, de forma crítica. Conclusão ou Considerações Finais: Destacar os aspectos mais importantes, demonstrar o cumprimento do(s) objetivo(s) proposto(s), comentar as limitações e implicações para o ensino da Enfermagem e assistência em saúde.

Revisão – Limite máximo vinte (20) páginas, incluindo resumo e até quarenta (40) referências. Serão aceitas revisões sistemáticas, integrativas e bibliométricas.  Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, contextualização da literatura, pergunta e objetivo de pesquisa. Método: tipo de revisão, critérios de seleção ou fonte de dados, operadores booleanos, coleta de dados e período, descrição da seleção dos estudos incluídos e análise dos dados, entre outros, devem ser descritos de forma clara, objetiva, compreensiva e completa. Inserir fluxograma de busca e seleção dos estudos. Resultados: Síntese dos estudos incluídos na revisão e quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações deverão ser complementares. Discussão: Crítica teórico-metodológica dos estudos consultados. Conclusão: Síntese dos achados, apontar as lacunas do conhecimento, pontuar as contribuições para a formação e assistência em Enfermagem e saúde.

Para as revisões sistemáticas orienta-se a utilização do checklist e fluxograma do modelo PRISMA, disponível no link: http://www.prisma-statement.org/

Relato de experiência/caso – Limite máximo de dez (10) páginas, incluindo resumo e até dez (10) referências. Poderá ser relato acadêmico ou profissional relevante para a área da enfermagem. Introdução: situação problema e objetivo do relato. Método: descrição do local, data, pessoas ou fontes de informação e desenvolvimento da experiência. Discussão: apresentação dos impactos na prática fundamentada na literatura. Conclusão: síntese da experiência, recomendações e implicações para a enfermagem.

Reflexão – Limite máximo dez (10) páginas, incluindo resumo e até dez (10) referências. Texto reflexivo de especial relevância que traz contribuições a fatos ou fenômenos para a prática profissional e/ou aprofundamento do conhecimento na área da enfermagem e saúde.

2 ESTRUTURA DO MANUSCRITO

2.1 Página de identificação

  • Título / Autoria (somente no mesmo idioma do manuscrito)

Limite de 15 palavras, informativo, excluindo localização geográfica da pesquisa e abreviações. Espaçamento simples, centralizado, caixa alta e em negrito. Caso o manuscrito seja originado de dissertação ou tese deverá conter asterisco (*) ao final do título e a respectiva informação em nota de rodapé na primeira página.

  • Autoria

Limitado a sete (7) autores;

Nomes completos, apresentados imediatamente abaixo do título, alinhados à direita, separados por vírgula, numerados com algarismos arábicos sequenciais e sobrescritos por ordem de autoria.

Espaçamento simples entre as linhas;

As informações dos autores (formação, maior titulação acadêmica, cargo ocupado, nome da instituição, cidade, estado e país separados por hífen e ORCID), deverão ser apresentadas imediatamente abaixo dos nomes, justificado, fonte 10 e espaçamento entre as linhas de 1,5.

  • Autor Correspondente

É aquele para o qual a REMAE encaminhará os comunicados a respeito do processo de análise, responsável por representar os demais autores quanto às alterações no texto, fluxo do manuscrito e aceite formal da versão final para publicação. É de responsabilidade desse, comunicar à REMAE qualquer mudança no endereço e/ou problemas com o e-mail, a fim de evitar atrasos no processo de análise do manuscrito.

Informar nome, instituição vinculada, endereço (logradouro, número, CEP, cidade, estado, país), telefone ou celular e e-mail (fonte 10).

2.2 Documento principal

2.2.1 Título

Limite de 15 palavras e informativo.

2.2.2 Resumo (somente no mesmo idioma do manuscrito).

O resumo deve estar em parágrafo único, conciso, de 100 a 250 palavras com objetivo, método, resultados e considerações finais ou conclusão (todos em negrito). Não conter abreviaturas e/ou siglas. A versão do resumo para o inglês (abstract) e para o espanhol (resumen) será realizada após o aceite do manuscrito conforme Etapa 4 de avaliação por pares.

2.2.3 Descritores (somente no mesmo idioma do manuscrito)

Inseridos logo abaixo do resumo em caixa alta e em negrito. Apresentar de três (3) a cinto (5) descritores de acordo com o índice dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (http://decs.bvs.br). Cada descritor será apresentado com a primeira letra maiúscula, separados por ponto e vírgula, espaçamento simples entre linhas. Não usar o termo "palavras-chave".

2.2.4 Introdução

Apresentar a relevância científica e social da temática, justificativa, questão de pesquisa e objetivos coerentes com a proposta do estudo. O(s) objetivo(s) devem estar alocados no último parágrafo da introdução, iniciados por verbo no infinitivo e devem ser idênticos aos apresentados no resumo.

2.2.5 Método

Conter o tipo e natureza da pesquisa, período e cenário, população/amostra/participantes, critérios de inclusão e exclusão, estratégia de coleta de dados, análise e tratamento dos dados e aspectos éticos. As informações devem ser descritas de forma objetiva e completa.

Para pesquisa que envolva seres humanos os autores deverão explicitar a observação de princípios éticos-legais e informar o número do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa.

2.2.6 Resultados

Serem coerentes com o(s) objetivo(s) do estudo, contendo informações limitadas aos resultados da pesquisa e descritas em sequência lógica sem citação de autores. Caso sejam utilizadas ilustrações, devem ser inseridas no corpo do texto (máximo de cinco). Na parte inferior, inserir a legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão. As tabelas devem seguir as normas do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística, que pode ser acessada em: https://www.ibge.gov.br/confest_e_confege/normas.htm. O texto não deve repetir o teor das informações das ilustrações apresentadas e sim complementá-las.

Em pesquisa qualitativa com depoimentos e/ou registros/notas de campo, as citações devem estar em itálico, fonte 10, espaçamento simples entre linhas e recuo de 3 cm da margem esquerda.

2.2.7 Discussão

Separada dos resultados, ter coerência e estar fundamentada nos conceitos/teorias/referenciais adotados, estabelecendo relação com resultados de pesquisas. Não reapresentar dados dos resultados.

2.2.8 Considerações finais ou conclusão

Destacar os achados e as evidências mais importantes, fundamentada nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as limitações e os avanços para a área da enfermagem, no ensino e pesquisa.

2.2.9 Referências

Numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver. O limite máximo de referências deve seguir o tipo de artigo. Artigos disponíveis em outra língua estrangeira devem ser citados em inglês. No caso de autocitações, o máximo permitido é 10% do total das referências.

2.2.10 Agradecimentos/apoio financeiro ou técnico/declaração de conflito de interesses e outros

Seção de agradecimento às agências de financiamentos ou organizações que de alguma forma contribuíram para a realização da pesquisa. É responsabilidade dos autores as informações e autorizações relativas aos itens mencionados acima.

Todos os autores devem relatar qualquer conflito de interesse relacionado com a pesquisa para o editor, encaminhado por escrito no campo da Declaração de Responsabilidade em Nota de direitos autorais.

2.2.11 Citações

Utilizar sistema numérico para identificar as obras citadas. Representá-las no texto com os números correspondentes sem parênteses e sobrescritos, após o ponto, sem espaço e sem mencionar o nome dos autores.

Citação sequencial - separar os números por hífen. Ex.: Pesquisas evidenciam que... 1-4

Citações intercaladas - devem ser separadas por vírgula. Ex.: Autores referem que... 1,4,5

Transcrição de palavras, frases ou parágrafo com palavras do autor (citação direta) 

Devem ser utilizadas aspas na sequência do texto, até três linhas (sem itálico) e referência correspondente conforme exemplo: 13:4 (autor e página); 

Com mais de três linhas, deve-se utilizar o recuo de 3 cm, itálico, fonte 10 e espaço simples entre linhas (sem aspas e sem itálico), seguindo a indicação do número correspondente ao autor e à página, em sobrescrito. 

Supressões devem ser indicadas pelo uso das reticências entre colchetes "[...]" Recomenda-se a utilização criteriosa deste recurso. Ex.: "[...] quando impossibilitado de se autocuidar".5:27

2.2.12 Depoimentos

A transcrição de comentários/falas/depoimentos dos participantes da pesquisa deve seguir as mesmas regras das citações (itálico, fonte 10, espaçamento simples e recuo de 3 cmalinhado à margem esquerda), com código que representa cada depoente entre parênteses e após o ponto. As intervenções dos autores ao que foi dito pelos participantes do estudo devem ser apresentadas entre colchetes.

2.2.13 Ilustrações

As tabelas e demais Ilustrações (gráficos, quadros, mapas, diagramas, fluxogramas, desenhos, fotografias, entre outros) devem possuir títulos informativos, concisos, claros, com inserção direta no texto em preto e branco ou colorido, numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem inseridas no texto, não podendo ultrapassar o número de cinco. O conteúdo em fonte deverá ser 12, espaçamento simples com a primeira letra da legenda em maiúscula. As ilustrações devem ser descritas na parte superior, apresentadas em tamanho máximo de 14 x 21 cm (padrão da revista) e estar em boa qualidade de leitura e resolução. As ilustrações devem fazer referência às fontes.

Nas tabelas o comprimento não deve exceder 55 linhas, incluindo título e não utilizar linhas horizontais ou verticais internas, empregando-se em cada coluna um título curto. Em caso de utilização de dados de outra fonte, publicada ou não, obter permissão e indicar a fonte por completo. Não utilizar siglas e/ou abreviaturas.

As demais ilustrações (quadros e figuras, como fotografias, desenhos, gráficos, etc.) podem ser elaboradas no Microsoft Word ou Excel ou serem convertidas, em figuras do tipo JPEG, BMP e PNG.

2.2.14 Símbolos, abreviaturas e siglas

Usar somente abreviaturas padronizadas, excetuando as unidades de medida padrão. Todos os termos abreviados devem ser escritos por extenso, seguidos de sua abreviatura entre parênteses, na primeira vez que aparecem no texto, mesmo que já tenha sido informado no resumo.

Deve ser evitada a apresentação de apêndices elaborados pelos autores.

Utilizar itálico para palavras estrangeiras.

REFERÊNCIAS

A REMAE adota o estilo Vancouver para citação e elaboração de referências, de acordo com o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), disponível no endereço eletrônico: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

A lista de referências deve sernumerada consecutivamente, conforme a ordem que for mencionada pela primeira vez no texto. Os artigos devem conter referências nacionais e internacionais e, no mínimo, cinquenta por cento (50%) dos últimos cinco (5) anos.

Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviados, de acordo com o Index Medicus(endereço eletrônico acima).

Com relação à abreviatura dos meses dos periódicos - em inglês e alemão, abrevia-se os meses iniciando por maiúsculas; em português, espanhol, francês e italiano, em minúsculas. Ambos devem ser colocados sem ponto como recomenda o estiloVancouver.

Alguns periódicos, só possuem publicação online, sendo necessário que sua referência seja sempre organizada conforme exemplo de "Artigo de revista em formato eletrônico".

Exemplos de referências

  • Artigo Padrão

Sousa NCB, Silva PS. Cuidados realizados pelo enfermeiro da atenção primária à saúde ao idoso no espaço domiciliar. Enferm. foco (Brasília). 2021;12(6):1077-83.

  • Artigo com identificador DOI

Retonde DG de O, Pinto BSR, Pereira GC, Benicá T de OS, Ramos LGA. As competências do enfermeiro diante dos problemas gerados à saúde da mulher e da criança pela diabetes gestacional. RSD [Internet]. 2022 Apr.13 [cited 2022Jun.14];11(5):e48311528443. Availablefrom: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28443. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28443

  • Artigo eletrônico

Sampaio AD, Spagnolo LM de L, Schwartz E, Lise F, Neves J de L, Kickhofel MA. Características laborais e atitudes de enfermeiros no cuidado às famílias na atenção primária à saúde. RevEnferm UFSM [Internet]. 11º de março de 2022 [citado 14º de junho de 2022];12:e8. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/67045

  • Artigo em outro idioma

Ilha AG, Nietsche EA, Cogo SB, Ilha S, Ramos TK, Antunes AP. Scientificproductionofnursingaboutpre-hospitalserviceandfirstaid: studytrends. RSD [Internet]. 2022 [cited 2022 Jun 14];11(2):e22711225624. Availablefrom: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25624

  • Livro

Santi DBD, Cavalcante LSB, Franck EM, Carvalho RT. Cuidados Paliativos na Prática Clínica em Tempos de COVID-19. 1. ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2022. 288p.

  • Capítulo de livro

Backes DS, Stefano ES, Müller LB, Gomes RCC. Prática profissional do enfermeiro na Atenção Primária em Saúde na perspectiva do empreendedorismo social. In: Sousa FGM, Nunes FBBF, Araújo SFC, organizators. Enfermagem na Atenção Primária em Saúde: conteúdos e estratégias para o cuidado. Porto Alegre: Moriá; 2022. p.157-68.

  • Livro na internet

Molin RSD, organizators. Teoria e Prática de Enfermagem: da Atenção Básica à Alta Complexidade [E-book onthe Internet]. São Paulo: Editora Científica Digital; 2021 [cited 2022 Jul 6]. 382p. Availablefrom: https://www.editoracientifica.org/books/isbn/978-65-89826-08-8doi 10.37885/978-65-89826-08-8

DOCUMENTAÇÃO SUPLEMENTAR

  • Página de identificação (para todas as categorias de artigo)
  • Cópia do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (pesquisa envolvendo seres humanos)
  • Documento de submissão, assinado por todos os autores (para todas as categorias de artigo).

Lembrando que a não inserção da documentação suplementar, no ato da submissão do manuscrito, acarretará em não avaliação do mesmo.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial. 

Editorial

Até duas (2) páginas. Matéria de responsabilidade das Editoras. Refere-se a temas de relevância do contexto científico, acadêmico e político-social.

Artigo original

Limite máximo dequinze (15) páginas, incluindo resumo e até vinte e cinco (25) referências. Estudo relativo à pesquisa científica original, inédita e concluída. Deve obedecer a seguinte estrutura: 

Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura atualizada e objetivo. 

Método: tipo de pesquisa, descrição da população/amostra, critérios de seleção de participantes ou fonte de dados, coleta de dados e período, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição) e análise de dados, devem ser descritos de forma clara, objetiva compreensiva e completa. Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, quando necessário, e condução de acordo com os preceitos éticos.

Resultados: Apresentados em sequência lógica, sem citações, comentários ou interpretações e quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações deverão ser complementares.

Discussão: Deve conter a interpretação dos resultados encontrados pelos autores e sua relação com o conhecimento científico prévio, de forma crítica. 

Conclusão ou Considerações Finais: Destacar os aspectos mais importantes, demonstrar o cumprimento do(s) objetivo(s) proposto(s), comentar as limitações e implicações para o ensino da Enfermagem e assistência em saúde.

Relato de Experiência/Caso

Limite máximo de dez (10) páginas, incluindo resumo e até dez (10) referências. Poderá ser relato acadêmico ou profissional relevante para a área da enfermagem. Introdução: situação problema e objetivo do relato. Método: descrição do local, data, pessoas ou fontes de informação e desenvolvimento da experiência. Discussão: apresentação dos impactos na prática fundamentada na literatura. Conclusão: síntese da experiência, recomendações e implicações para a enfermagem.

Revisão

Limite máximo vinte (20) páginas, incluindo resumo e até quarenta (40) referências. Serão aceitas revisões sistemáticas, integrativas e bibliométricas.  Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, contextualização da literatura, pergunta e objetivo de pesquisa. Método: tipo de revisão, critérios de seleção ou fonte de dados, operadores booleanos, coleta de dados e período, descrição da seleção dos estudos incluídos e análise dos dados, entre outros, devem ser descritos de forma clara, objetiva, compreensiva e completa. Inserir fluxograma de busca e seleção dos estudos. Resultados: Síntese dos estudos incluídos na revisão e quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações deverão ser complementares. Discussão: Crítica teórico-metodológica dos estudos consultados. Conclusão: Síntese dos achados, apontar as lacunas do conhecimento, pontuar as contribuições para a formação e assistência em Enfermagem e saúde.

Para as revisões sistemáticas orienta-se a utilização do checklist e fluxograma do modelo PRISMA, disponível no link: http://www.prisma-statement.org/

Reflexão

Limite máximo dez (10) páginas, incluindo resumo e até dez (10) referências. Texto reflexivo de especial relevância que traz contribuições a fatos ou fenômenos para a prática profissional e/ou aprofundamento do conhecimento na área da enfermagem e saúde.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.