SANTOS, ENCANTADOS E A AUTORREPRESENTAÇÃO EM TOADAS DE BUMBA-MEU-BOI
Abstract
As toadas de bumba-meu-boi servem de espaço para a manifestação de ideias evalores de um sujeito que, mesmo posicionado fora do cânone literário hegemônico, é capaz deelaborar, por meio da linguagem poética, textos que revelam sua posição e seus modos de ver,sentir e conduzir o mundo. O estudo da autorrepresentação como a representação da consciênciade si não se desvincula do contexto histórico, social e cultural no qual o poeta está inserido,portanto, é possível uma investigação literária que tome como foco de análise a representaçãodo sagrado para falar de si. Tem como principais aportes teóricos os estudos de Geertz (1989),Bhabha (1998) e Spivak (2010) como corpus toadas dos grupos de bumba-meu-boi: MadreDeus, Maracanã e Floresta. A presença da evocação religiosa revela a imagem de poder dopoeta-cantador. Percebe-se que as menções ao mundo religioso modelam e induzem àconstrução de uma imagem do cantador líder e soberano.Downloads
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Published
2014-04-08
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GONDIM, Ludimila Portela; CYNTRÃO, Sylvia Helena.
SANTOS, ENCANTADOS E A AUTORREPRESENTAÇÃO EM TOADAS DE BUMBA-MEU-BOI
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 4, n. 6, 8 Apr. 2014 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/2314. Acesso em: 6 dec. 2025.Issue
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