RELAÇÕES SOCIAIS E A SABEDORIA: PROFESSOR E ALUNO EM “OS DESASTRES DE SOFIA”, DE CLARICE LISPECTOR
Abstract
Este artigo tem como objetivo a análise do conto “Os desastres de Sofia”, de Clarice Lispector. Busca-se compreender como é dada a relação entre professor e aluno, demarcada no conto pelos personagens o professor e a menina Sofia. Por meio da observação sobre a interação entre os dois, assim como os manejos na construção dos diálogos e na representação da personalidade de ambos, procura-se fazer uma reflexão sobre o papel das partes envolvidas na sociedade: o professor e o aluno, não apenas no âmbito educacional (escola e suas dependências), como também no espaço que ocupamos socialmente, enquanto indivíduos inseridos em lugares cujas estruturas e concepções formam nossa consciência crítica. Para tanto, um olhar sobre a construção do conto por meio das teorias de Vladimir Propp e Ricardo Piglia; questões concernentes à relação entre os personagens e especificidades da escrita de Clarice serão fundadas em Regina Pontieri e Benedito Nunes, entre outros.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2020-12-23
Come citare
PEREIRA MARUCCI, Isabella.
RELAÇÕES SOCIAIS E A SABEDORIA: PROFESSOR E ALUNO EM “OS DESASTRES DE SOFIA”, DE CLARICE LISPECTOR
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 11, n. 21, 23 dic. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/15976. Acesso em: 6 dic. 2025.Fascicolo
Sezione
v. 11 n. 21 (2020) – Estudos Literários (seção temática e seção livre)
Licenza
Direitos autorais Littera on line
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

