OSMAN DRAMATURGO: A VIDA COMO MISTÉRIO

Auteurs-es

  • Teresa Dias Colégio Vital Brazil, no Butantã. São Paulo, SP.

Mots-clés :

Osman Lins, dramaturgo, O vale sem sol, mistério, teatro

Résumé

Osman Lins revelou inclinação para o mistério, em suas diversas acepções, ao longo de toda a sua carreira como escritor. Sua primeira peça teatral, O vale sem sol, é um exemplo de drama ligado a temas do universo religioso arcaico-popular, frequentemente marcado por eventos milagrosos. O mistério será ressignificado em suas obras posteriores, revelando reflexões do autor sobre o poder de criação da própria linguagem, num movimento metalinguístico. A peça O vale sem sol permaneceu desaparecida desde sua leitura dramática, em 1958. Redescoberta, contribui de modo significativo para a compreensão da poética do autor, de modo amplo, incluindo sua estreia como dramaturgo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Teresa Dias, Colégio Vital Brazil, no Butantã. São Paulo, SP.

Formou-se em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde concluiu seu doutoramento em Teoria Literária e Literatura Comparada em 2004. Atualmente é professora de Literatura no Ensino Médio, no Colégio Vital Brazil, no Butantã, em São Paulo.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-30

Comment citer

DIAS, Teresa.
OSMAN DRAMATURGO: A VIDA COMO MISTÉRIO
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 23, 30 juill. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/17485. Acesso em: 20 mai 2024.