NA REESCRITA DA HISTÓRIA, A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: uma leitura de Meu Querido Canibal e O Nobre Sequestrador

Autores

  • Normeide da Silva Rios Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Palavras-chave:

Literatura, História, Identidade nacional, Romance, Historiografia, Ficção,

Resumo

Os romances Meu querido canibal e O nobre seqüestrador, do escritor baiano Antonio Torres, são obras ficcionais que dialogam com a historiografia. Neste artigo, busca-se analisar de que forma esses romances se inscrevem nos contextos da revisão da história pela literatura e dos questionamentos em torno da identidade nacional brasileira e a relevância das obras como instrumento, ao mesmo tempo, de denúncia de um discurso histórico unilateral e fragmentado e de resgate de discursos excluídos.

Palavras-chave: Literatura. História. Identidade nacional.

Abstract

The novels My darling cannibal and Noble kidnapper, by Antonio Torres, are fictional works that dialogue with historiography. This article aims to examine how these novels fall in the contexts of the review of the literature and history of the questions surrounding the Brazilian national identity and relevance of the works as an instrument at the same time, a historic speech denouncing unilateral fragmented and rescue speeches excluded.

Keywords: Literature. History. National identity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Normeide da Silva Rios, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduada em Pedagogia, especialista em Estudos Literários e Mestra em Literatura e Diversidade Cultural (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Downloads

Como Citar

RIOS, Normeide da Silva.
NA REESCRITA DA HISTÓRIA, A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: uma leitura de Meu Querido Canibal e O Nobre Sequestrador
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 2, n. 4, 7 Mar 2012 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/757. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos