Docência e surdez: narrativas de professoras surdas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25437

Palabras clave:

gênero, surdez, profissão docente

Resumen

O objetivo desta pesquisa é conhecer as narrativas de professoras surdas a partir das suas experiências docentes, saberes e vivências. Por meio da perspectiva interseccional (Akotirene,2019) entre as categorias gênero, docência e deficiência é possível compreender a trajetória de vida dessas mulheres entrelaçadas às experiências visuais marcadas de forma significativa pela opressão, desafios educacionais e o capacitismo. Ademais, busca- se compreender a trajetória de vida entrelaçada ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), questões de identidade e inclusão destas professoras surdas dentro da docência. A metodologia desta pesquisa firma-se em Paiva (2008) que pensa a pesquisa a partir das contribuições das narrativas como metodologia que busca o cerne das experiências, saberes e vivências dos(as) participantes da pesquisa. Centramos as narrativas na perspectiva das narrativas surdas a partir de Vieira-Machado (2008), considerando estas narrativas, por se manifestam com especificidades, marcadas por experiências visuais, uma vez que esta pesquisa trata de sujeitos surdos(as) e em Minayo (2016), que nos ofereceu um percurso metodológico que nos deu liberdade para pensar a entrevista como um processo com falas e perguntas não fechadas. Para discussão sobre a categoria mulheres e relações de gênero, buscamos as reflexões em Beauvoir (1970), Scott (1995), Butler (2003). No entrelaçamento entre as categorias gênero e deficiência e sua relação com a docência, discutimos com base em Perlin e Vilhalva (2017), Neves (2020), Perrot (2007), Rodrigues (2019) e Farias (2017), dentre outros(as) autores(as). Os resultados desta pesquisa apontam para a visão de mulheres que optam pela docência por livre espontânea escolha, a despeito dos processos de opressão que sofreram em suas vidas. A relação destas com a docência são marcadas pela afetividade e pelo enfrentamento cotidiano das diversas formas de opressão pelo viés da violência simbólica, capacitismo, exclusão e relações de poder a que as mulheres são submetidas e de forma peculiar, quando são mulheres com deficiência.

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Biografía del autor/a

Claudiane Santos Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Professora do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da UFMA. Mestra em Educação e especialista em Políticas Públicas de Raça e Gênero, e em Libras.

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Publicado

2025-11-27

Cómo citar

BATISTA, Jacirema de Jesus Bezerra; ARAÚJO, Claudiane Santos.
Docência e surdez: narrativas de professoras surdas
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 16, n. 31, 27 nov. 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/25437. Acesso em: 5 dic. 2025.