Educação bilíngue para surdos: desafios e perspectivas no contexto pedagógico

Autores/as

  • Silvia Helena Muniz da Cunha Universidade Federal do Maranhão
  • Raquel Pereira dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25371

Palabras clave:

educação bilíngue, estudantes surdos, Libras, inclusão, políticas educacionais

Resumen

Este artículo analiza las implicaciones pedagógicas de la educación bilingüe para personas sordas en Brasil, enfocándose en la Lengua de Señas Brasileña (Libras) como lengua primaria y en la enseñanza del portugués escrito como segunda lengua. Se abordan las contribuciones teóricas de autores reconocidos, como Cummins, Skliar y Bloomfield, así como los desafíos prácticos encontrados en la implementación de métodos bilingües en las escuelas brasileñas. Este trabajo destaca la importancia de legislaciones como el Decreto 5626/2005 y la Base Nacional Común Curricular (BNCC) en la promoción de una educación inclusiva y culturalmente sensible. Se concluye que la valorización de la identidad cultural sorda y la formación de docentes calificados son fundamentales para avances significativos en esta área.

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Biografía del autor/a

Silvia Helena Muniz da Cunha, Universidade Federal do Maranhão

É professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuando no curso de Letras Libras. Sua trajetória inclui a docência na Educação a Distância pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (DINTE/UFMA), onde lecionou no curso de Letras, além de ser tutora na Especialização em Educação Especial e Inclusiva da UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet). Também lecionou no Programa Ensinar de Formação de Professores da UEMA, ministrando disciplinas como Libras. É especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Graduou-se em Letras, com habilitação em Português e Inglês, pela UEMA.

Citas

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Publicado

2025-11-27

Cómo citar

CUNHA, Silvia Helena Muniz da; SANTOS, Raquel Pereira dos.
Educação bilíngue para surdos: desafios e perspectivas no contexto pedagógico
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 16, n. 31, 27 nov. 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/25371. Acesso em: 5 dic. 2025.