Ensino de português para surdos em salas de aula inclusivas: formação docente e possíveis reflexos metodológicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25286

Palabras clave:

escolas inclusivas, surdos, ensino de português, formação docente

Resumen

Este artigo teve por objetivo problematizar a formação inicial e continuada em língua de sinais brasileira (Libras) dos docentes de língua portuguesa que atuam em escolas inclusivas da rede estadual de São Luís do Maranhão. Para tanto, articulamos discussões sobre o perfil formativo dos docentes com cenas de suas metodologias empregadas no ensino do português aos estudantes surdos. A fundamentação teórica ancora-se em Lodi e Lacerda (2015), Gomes (2020), Faria-Nascimento et al., (2021), Silva e Seabra (2022), Paz e Ribeiro (2024), entre outros que contribuem para o debate e abordam aspectos da formação docente em relação à educação de surdos. A metodologia foi baseada em Paiva (2019), focando em uma abordagem qualitativa de natureza exploratória. Os participantes da pesquisa foram dez professores regentes do componente curricular Língua Portuguesa, os quais atuam em diferentes escolas. A geração dos dados aconteceu por meio da aplicação de questionários digitais, enviados via link de acesso ao WhatsApp dos professores participantes. As análises ocorreram por meio de abordagem mista, as quais indicam que (i) os professores de português não receberam uma formação inicial adequada em Libras durante o ensino superior; (ii) a maioria dos professores não buscou formação continuada em Libras, embora lecionem para estudantes surdos; (iii) a maioria dos professores emprega métodos que não compreendem o ensino de português como segunda língua (L2) aos surdos. Diante das análises, percebemos que as escolas inclusivas, como reconhecidos campos da pesquisa, precisam reestruturar sua proposta educacional para surdos, de modo a possibilitar capacitações como foco em uma mudança social na concepção diante dos discentes surdos e da língua de sinais. Nessa linha, a colaboração entre os profissionais envolvidos na educação de surdos e escolas inclusivas é vital para o ensino de português significativo às experiências visuais e culturais das pessoas surdas.

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Biografía del autor/a

Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, campus São Luís. Em minha pesquisa de dissertação realizei uma pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso, em uma escola da rede pública de São Luís-MA, que segue os parâmetros da educação inclusiva para averiguar aspectos da aprendizagem e produção escrita do português pelos surdos, com enfoque na concordância verbal. Graduado em Letras-português/espanhol pela instituição de educação superior Faculdade Santa Fé/IDESP, campus São Luís. Meu trabalho de conclusão de curso-TCC abordou estruturas da língua de sinais brasileira-LSB, a luz das teorias sobre as dicotomias das línguas naturais (língua/fala, sincronia/diacronia, significante/significado, relações sintagmáticas/paradigmáticas), com base na obra Curso de Linguística Geral, cujo o conteúdo, em geral, é atribuído ao teórico Ferdinand de Saussure.

Mônica Fontenelle Carneiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado e Mestrado em Linguística na Universidade Federal do Ceará-UFC, onde realizou Estágio Pós-Doutoral em Linguística Aplicada, Pós-Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino das Línguas Materna e Estrangeiras (UFMA), em Língua Inglesa (UFMA) e em Ensino a Distância em Países em Desenvolvimento (Universidade de Londres/International Extension College). Professora Visitante no Rhode Island College em Educação Continuada. Graduada em Letras (UFMA).  Professora do DELER da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Docente Permanente dos Programas: PPGL/UFMA (Letras-São Luís) e PGLB/UFMA (Letras-Bacabal). Docente Colaboradora do PPGDIR/UFMA. Membro/Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Direito e Sociedade (GPCDS-DGP/CNPq/UFMA), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA-DGP/ CNPq/UFC), Membro do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/Cognição e Linguística (GELP-COLIN-DGP/CNPq/UFC) e coordenadora da unidade GELP-COLIN UFMA, Membro do GEPELA-DGP/CNPq/UFMA (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Linguística Aplicada). Membro da ANPOLL e Coordenadora do seu GT Linguística e Cognição, de 2021-2023; Membro da ABRALIN e Coordenadora de sua Comissão de Linguística e Cognição, de 2021-2026; Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Desenvolve pesquisas na área da Linguística (com interesse especial na Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada, Semântica Cognitiva, Psicolinguística, dentre outros campos) e do Direito, bem como nos estudos com foco nas interfaces entre essas ciências.

Walquiria Pereira da Silva Dias, Universidade Federal do Maranhão; Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Letras, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Docência do Ensino Superior (IESF). Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras (UNIASSELVI). Graduada em Letras/Espanhol(UFMA). Graduada em Letras/Libras (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, atua como professora - intérprete de Libras na Prefeitura Municipal de São José de Ribamar e como tradutora - intérprete na Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD), da Universidade Federal do Maranhão e do Grupo de Pesquisa em Surdez e Abordagem Bilíngue (GPSABilíngue), da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2025-11-27

Cómo citar

MARAMALDO JÚNIOR, Elton César Soeiro; CARNEIRO, Mônica Fontenelle; DIAS, Walquiria Pereira da Silva.
Ensino de português para surdos em salas de aula inclusivas: formação docente e possíveis reflexos metodológicos
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 16, n. 31, 27 nov. 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/25286. Acesso em: 5 dic. 2025.