A POÉTICA DO SILÊNCIO EM A MAIS FORTE

Autores

  • Luana Marinho Nogueira

Palavras-chave:

Dramaturgia, Teoria do drama, Strindberg, Poética do silêncio

Resumo

Este trabalho analisa a peça A Mais Forte, do dramaturgo, romancista, ensaísta e contista sueco Johan August Strindberg (1849-1912), a partir da perspectiva da poética do silêncio. Busca-se compreender como as duas personagens da peça são posicionadas e interagem em cena. As concepções de Susan Sontag (2015) e Modesto Carone (1979) sobre o silêncio na arte e na literatura, respectivamente, servem como base teórica do estudo. Há referência também à escrita dos poetas João Cabral de Melo Neto e Paul Celan, aos sentidos do silêncio no budismo e no cristianismo, além de alusão à performance da artista sérvia Marina Abramović.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Marinho Nogueira

Especialista em Comunicação Estratégica e graduanda em Letras Vernáculas, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

MARINHO NOGUEIRA, Luana.
A POÉTICA DO SILÊNCIO EM A MAIS FORTE
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 24, 22 Nov 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/18106. Acesso em: 22 dez 2024.