A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LIBRAS: UM ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL DOS SINAIS DE ANIMAIS EM SÃO LUÍS - MA

Autores

  • Ana Beatriz Rangel Urbano
  • Ana Júlia de Sousa Gomes
  • Aryama Catheyrin Fonseca Ferreira
  • Yurih Shaolin de Sousa Santos
  • Zuleica de Sousa Barros

Palavras-chave:

Sociolinguística. Variação Lexical. Libras.

Resumo

O presente artigo trata-se de um estudo sociolinguístico que possui como objetivo analisar a variação lexical na Língua Brasileira de Sinais, no campo semântico animais. Para este trabalho foram selecionados e analisados os itens lexicais camarão e papagaio. Para fundamentar este trabalho utilizaram-se autores como Sausssure (2006), Labov (1972), Coelho et al. (2018), Strobel e Fernandes (1998) e outros. Além da pesquisa de cunho bibliográfico, efetuou-se uma pesquisa de campo para realizar a coleta de dados. Optou-se neste estudo em realizar entrevistas com oito sinalizantes surdos, sendo quatro homens e quatro mulheres, residentes na capital de São Luís – MA e todos maiores de dezoito anos. Os resultados deste trabalho apontam que a diferença de sexo/gênero é um fator que influencia nas produções linguísticas. Diante disto, espera-se, ainda, com esta pesquisa, contribuir para os estudos sociolinguísticos variacionistas da Libras, assim como, estimular futuras pesquisas sociolinguísticas voltadas para essa língua sinalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

RANGEL URBANO, Ana Beatriz; DE SOUSA GOMES, Ana Júlia; FONSECA FERREIRA, Aryama Catheyrin; DE SOUSA SANTOS, Yurih Shaolin; DE SOUSA BARROS, Zuleica.
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LIBRAS: UM ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL DOS SINAIS DE ANIMAIS EM SÃO LUÍS - MA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 22, 29 Jun 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/17172. Acesso em: 22 dez 2024.