O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Auteurs-es

  • Thamiris Anacleto Basílio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marileide Gonçalves França

Résumé

A partir da luta do movimento negro foi promulgada a Lei 10.639/03 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino. Entretanto, para a sua implementação, faz-se necessário mudanças no currículo escolar. Nesse sentido, ressalta-se a importância de articular essa temática ao Ensino de Química, reinterpretando a história, mostrando uma ciência não apenas branca e eurocêntrica, mas valorizando as contribuições e a história dos negros. Assim, esse trabalho objetivou analisar como a temática da educação das relações étnico-raciais era abordada no ensino da química em uma Escola Estadual de Ensino Médio do Município de Alegre-ES. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados elegeu-se a observação, o diário de campo, a consulta documental, a entrevista e o questionário. Os sujeitos da pesquisa foram o professor de química, a pedagoga da escola e os alunos do terceiro ano do ensino médio. Os resultados apontaram que o currículo escolar abordava a lei, mas não havia um direcionamento para o ensino da química. Observou-se que o professor não articulava essa temática em sua disciplina e isso pode ser compreendido considerando as lacunas em sua formação inicial. Entretanto, o estudo apontou a necessidade de formação continuada e do envolvimento dos professores com a educação das relações étnico-raciais, considerando que a discussão dessa temática possibilita descontruir a visão negativa direcionada aos negros e também as atitudes discriminatórias e racistas que se perpetuam no espaço escolar.

Palavras-chave: Educação das relações étnico-raciais. Ensino de química. Práticas educacionais.

 

From the black movement fight, the Law 10.639 / 03 was enacted, which established the obligation to teach Afro-Brazilian History and Culture Culture in schools. However, for its implementation, changes in the school tabcurriculum are necessary. In this sense, the importance of articulating this theme to the Teaching of Chemistry is emphasized, reinterpreting history, showing a science that is not only white and Eurocentric, but valuing the contributions and history of blacks. Thus, this work aimed to analyze how the theme of education of ethnic-racial relations was approached in the teaching of chemistry at a State High School in the city of Alegre-ES. Therefore, a qualitative research was developed, from the case study type. As instruments of data collection were chosen observation, field diary, document consultation, interview and questionnaire. The research subjects were the chemistry teacher, the school pedagogue and the third year students of high school. The results showed us that the school curriculum addressed the law, but there was no guidance for the teaching chemistry. It was observed that the teacher did not articulate this theme in his discipline and this can be understood considering the gaps in his initial training. However, the study pointed out the need for continuing education and the involvement of teachers in the education of ethnic-racial relations, considering that the discussion of this theme makes it is possible to deconstruct this negative view that is directed towards blacks and also the discriminatory and racist attitudes that are perpetuated in the school space.

Keywords: Education of ethnic-racial relations. Chemistry teaching. Educational practices.

 

A partir de la lucha del movimiento negro, se promulgó la Ley 10.639/03, que estableció la enseñanza obligatoria sobre Historia y Cultura Afrobrasia en escuelas. Sin embargo, para su implementación, son necesarios cambios en el currículo escolar. En este sentido, se enfatiza la importancia de articular este tema a la Enseñanza de la Química, reinterpretando la historia, mostrando una ciencia no sólo blanca y eurocéntrica, sino valorando las contribuciones y la historia de los negros. Así, este estudio tenía como objetivo analizar cómo se aborda el tema de la educación de las relaciones étnico-raciales en la enseñanza de la química en una Escuela Secundaria Estatal del municipio de Alegre-ES. Para ello, se desarrolló una investigación cualitativa, del tipo de estudio de caso. Como instrumentos de recopilación de datos, se eligieron instrumentos de observación, diario de campo, consulta documental, entrevista y cuestionario. Las asignaturas de investigación fueron el profesor de química, el pedagogo y los estudiantes de tercer año de secundaria. Los resultados mostraron que el plan de estudios abordó la ley, pero no hubo dirección para el enseñanza de la química. El maestro no articuló este tema en su disciplina y esto se puede entender considerando las lagunas en su educación inicial. Sin embargo, el estudio señaló la necesidad de la educación continua y el involucramiento de los docentes en la educación de las relaciones étnico-raciales,
considerando que esta discusión permite deconstruir esta opinión negativa sobre los negros y también las actitudes discriminatorias y racistas que existen en las escuelas.

Palabras clave: Educación de las relaciones étnico-raciales. Enseñanza de química. Prácticas educativas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marileide Gonçalves França

Doutorado em Educação (USP)

Références

ALVINO, Antônio César Batista. Estudos sobre a educação para as relações étnico-raciais e a descolonização do currículo de química. 103 f. Dissertação (Mestrado em Química). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BASTOS, Morgana Abranches; AMAURO, Nicéa Quitino; BENITE, Anna M. Canavarro. A química do café e a lei 10.639/03: uma atividade prática de extração da cafeína a partir de produtos naturais. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 9, n. 22, 2017.

BENITE, Anna M. Canavarro; DA SILVA, Juvan Pereira; ALVINO, Antônio César. Ferro, Ferreiros e Forja. O Ensino de Química pela Lei Nº 10.639/03. Educação em Foco, v. 21, n. 3, 2016.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 28 jun. 2019.

______. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 28 jun. 2019.

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna Maria Canavarro. Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de química: sobre a lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, v. 42, n. 6, p. 691-701, 2019.

CANDAU, V. M. F.; MOREIRA, A. F. B. (orgs.). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2ª Ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2008.

CAVALLEIRO, Eliane. Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: Racismo, Discriminação, e Preconceito na Educação Infantil. São Paulo: Editora Contexto, 1998.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de pesquisa, n. 116, 2002.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007.

_______. Movimento negro brasileiro: história, tendências e dilemas contemporâneos. Dimensões, n. 21, 2008.

ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria da Educação e Ensino médio: área de Ciências da Natureza / Secretaria da Educação. Vitória: SEDU, 2009.

FORDE, Gustavo Henrique Araújo. Vozes negras na história da educação : racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo / 1978-2002) / Gustavo Henrique Araújo Forde. – Campos Dos Goytacazes, RJ : Brasil Multicultural, 2018.

GOHN, Maria da Glória. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 5, n. 1, 2000.

GOMES, Nilma Linno. Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.

______. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. Superando o racismo na escola, Brasília: Ministério da Educação, 2005.

______. Educação, relações étnico-raciais e a lei nº 10.639/03: 19 breves reflexões. In: BRANDÃO, A. P. (Org.). Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres (A cor da cultura; vol. 4). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010

______. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 27, n. 1, 2010.

______. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, 2007.

______. O Movimento Negro Educador : saberes construídos nas lutas por emancipação / Nilma Lino Gomes. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.

______. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos e/ou ressignificação cultural? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 25., 2002, Caxambú. Anais... Caxambú, 2002.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação. Revista brasileira de educação, n. 15, 2000.

HENRIQUES, Ricardo; CAVALLEIRO, Eliane. Educação e Políticas Públicas Afirmativas: elementos da agenda do Ministério da Educação. Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Coleção Educação para Todos, vol. 5, 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA; ESTATÍSTICA. COORDENAÇÃO DE POPULAÇÃO; INDICADORES SOCIAIS. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira, 2008. IBGE, 2018. Disponível em < https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 15 abr. 2019.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Ed. Única. Itabuna – Bahia: Via litterarum, 2010.

LIBÂNEO, J. C. O processo de ensino na escola. São Paulo: Cortez, 1994.

LOPES, Mario Olavo da Silva. Representação étnico-racial nos livros didáticos de ciências da natureza. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre, 2016.

LOUREIRO, C.B., Relações étnico-raciais na formação inicial de professores de química do IFES. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas / Menga Lüdke, Marli E.D.A. André. - São Paulo: EPU, 1986.

MARKONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Cadernos PENESB. Niterói; EdUFF, 2004.

NASCIMENTO, A. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 50, 2004.

OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/para uma sociedade plural. 1. Ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2013.

PEREIRA, Adriana Soares; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; PEREIRA, Fábio José; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia do trabalho científico. 1.ed. - Santa Maria: UAB / NTE / UFSM, 2018.

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Repensar o passado–recobrar o futuro: história, memória e redenção em Walter Benjamin. História Unisinos, v. 12, n. 2, 2008.

PINHEIRO, Juliano Soares et al. Aprendizagens de um grupo de futuros (as) professores (as) de química na elaboração de conteúdos pedagógicos digitais: em face dos caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639 de 2003. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Urbelândia, Programa de Pós-gradução em Química, Uberlândia, 2009.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; ROSA, Katemari (orgs.). Descolonizando saberes: a Lei 10.639/03 no ensino de ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

ROCHA, SP., and GUIMARÃES, MS. O mundo do trabalho na sociedade escravocrata brasileira: um panorama sobre a Paraíba escravista. In: OLIVEIRA, TB. (org). Trabalho e trabalhadores no Nordeste: análises e perspectivas de pesquisas históricas em Alagoas, Pernambuco e Paraíba [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2015. p. 24-25.

RODRIGUES, J. B. Racismo e evasão escolar. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

RUSSEL, J. B. Química Geral, Vol. 1. 2ª edição, São Paulo: Makron Books, 1994.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. – São Paulo, Cortez editora, 2007.

SILVA, Douglas Verrangia Côrrea da. A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

SILVA, Marcelo Leolino. A história no discurso do Movimento Negro Unificado: os usos políticos da história como estratégia de combate ao racismo. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas. Vol. Dissertação de Mestrado, 2007.

SOUZA, Ellen Pereira Lopes de. Estudos sobre a formação de professores de ciências no contexto da lei 10.639/03.2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

THEODORO, M.; JACCOUD, L. Raça e educação: os limites das políticas universalistas. In: SANTOS, S. A. (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 105.

TEIXEIRA, Enise Barth. A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em questão, v.1, n. 2, 2003.

VEIGA, Márcia S. Mendes; QUENENHENN, Alessandra; CARGNIN, Claudete. O ensino de química: algumas reflexões. 2012. Disponível em: < http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/O%20ENSINO%20DE%20QUIMICA.pdf> Acesso em: 03 de mai. 2019.

VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, 2007.

VERRANGIA, D. & SILVA, P. B. G. Cidadania, Relações Étnico-Raciais e Educação: Desafios e Potencialidades do Ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, 36, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-19

Comment citer

Basílio, T. A., & França, M. G. (2020). O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 3(6). Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/15177

Numéro

Rubrique

Artigos