CURSO DE EXTENSÃO “COSMOVISÕES NEGRAS E INDÍGENAS” educação pela experiência contra-colonial

Autores

  • Efigênia Rocha Barreto da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Jônatas Reis da Silva Universidade do Estado da Bahia

Resumo

EXTENSION COURSE “BLACK, AND INDIGENOUS WORLDWIEWS”
education through the conter-colonial experience

 

CURSO DE EXTENSIÓN “COSMOVISIONES NEGRAS E INDÍGENAS”
educación a través de la experiencia contracolonial

Resumo

No contexto da busca por práticas educativas e acadêmicas que promovam a contra-colonialidade, este artigo reflete a experiência do curso de extensão “Cosmovisões negras e indígenas: contra-colonialidade e pensamento geográfico”, ministrado no primeiro semestre de 2020 pelo Laboratório Saberes Geográficos e Alteridade (SABGEO), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Realizado no contexto da pandemia do COVID-19, de forma remota, o curso criou oportunidade de formação dialógica, fomentando uma abertura na episteme hegemônica do pensamento geográfico. Tal experiência, no entanto, está para além do conhecimento, encontrando sua potência no encontro de cosmovisões e suas reverberações. Partindo da vivência como monitores e participantes, este relato de experiência avalia o potencial formativo e as possibilidades abertas para pensar outras geografias na perspectiva contra-colonial a partir do encontro de epistemologias.

Palavras-chave: Extensão universitária. Contra-colonialidde. Cosmovisões. Epistemologia.

 

Abstract

In the context of the search for educational and academic practices that promote the counter-coloniality, this paper reflects the experience of the extension course “Black and indigenous worldviews: counter-coloniality and geographical thinking”, taught in the first semester of 2020 by the Geographical Knowledge and Alterity Laboratory (Laboratório Saberes Geográficos e Alteridade – SABGEO), from Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brazil. Held remotely in the context of the COVID-19 pandemic, the course created an opportunity for dialogical training, promoting an opening in the hegemonic episteme of geographic thinking. Such an experience, however, is beyond knowledge, finding its power in the meeting of worldviews and their reverberations. Starting from the experience as monitors and participants, this experience report assesses the training potential and the open possibilities to think about other geographies in the counter-colonial perspective from the meeting of epistemologies.

Keywords: University extension. Counter-coloniality. Worldviews. Epistemology.

 

Resumen

En el contexto de la búsqueda de prácticas educativas y académicas que promuevan la contracolonialidad, este texto refleja la experiencia del curso de extensión “Cosmovisiones negras e indígenas: contracolonialidad y pensamiento geográfico”, impartido en el primer semestre de 2020 por lo Laboratório Saberes Geográficos e Alteridade (SABGEO), de la Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Realizado de forma remota en el contexto de la pandemia COVID-19, el curso creó una oportunidad para la formación dialógica, fomentando una apertura en la episteme hegemónica del pensamiento geográfico. Sin embargo, tal experiencia está más allá del conocimiento, y encuentra su potencia en el encuentro de visiones del mundo y sus repercusiones. A partir de la experiencia como monitores y participantes, este relato vivencial evalúa el potencial formativo y las posibilidades abiertas para pensar en otras geografías en la perspectiva contracolonial desde el encuentro de epistemologías.

Palabras-clave: Extensión Universitaria. Contracolonialidad. Cosmovisiones. Epistemología.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Efigênia Rocha Barreto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia 

Jônatas Reis da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia

Referências

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. O Brasil africano: geografia e territorialidade. Brasília: CIGA/CESPE/UnB, 2010.

CAMPELLO, Tereza; et al. Faces da desigualdade no Brasil: um olhar sobre os que ficam para trás. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, N. Especial 3, p. 54-66, Nov 2018.

CARO, Sueli Maria Pessagno; Jantke, Regina Vazquez Del Rio. A extensão e o exercício da cidadania. In: A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Org. Síveres, Luiz. Brasília-DF, 2013. p.93-108. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000232083&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_0736d598-26e4-45d4-a2db-41f4cbf77a44%3F_%3D232083por.pdf&locale=en&multi=true&ark=/ark:/48223/pf0000232083/PDF/232083por.pdf#%5B%7B%22num%22%3A201%2C%22gen%22%3A0%7D%2C%7B%22name%22%3A%22XYZ%22%7D%2Cnull%2Cnull%2C0%5D>. Acesso em: 17 de jul de 2020.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 31 jul. 2020.

CRUZ, V. C. Geografia e pensamento descolonial: notas sobre um diálogo necessário para a renovação do pensamento crítico. Geografia e Giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. Rio de Janeiro: Letra capital, 2017. p. 15-36.

DIAS, Bruno C. Pandemia da Covid-19 e um Brasil de desigualdades: populações vulneráveis e o risco de um genocídio relacionado à idade. ABRASCO. 31 mar. 2020. Disponível em: <https://www.abrasco.org.br/site/gtenvelhecimentoesaudecoletiva/2020/03/31/pandemia-do-covid-19-e-um-brasil-de-desigualdades-populacoes-vulneraveis-e-o-risco-de-um-genocidio-relacionado-a-idade/#:~:text=A%20Pandemia%20da%20Covid%2D19,Como%20nos%20aponta%20o%20Prof.> Acesso em: 03 de mar de 2021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

GAYATTO, M. L. C. Abertura do seminário. In. ORTH, L. M. E. (Tradutora). O processo educativo segundo Paulo Freire e Pichon-Rivière. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. p. 11- 13.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 80, 2008.

HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação à distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.

JEZINE, E. As práticas Curriculares e a Extensão Universitária. Anais do 2° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. 2004.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação Episódios de racismo cotidiano. 2008. Tradução: Jess Oliveira. 2019. p-246. Disponível em: < https://www.academia.edu/39868012/MEM%C3%93RIAS_DA_PLANTA%C3%87%C3%83O_-_EPIS%C3%93DIOS_DE_RACISMO_COTIDIANO >. Acesso em: 30 de jul. de 2020.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KRENAK, Ailton. Ideias para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LIMA, A. L. et al. O papel da extensão universitária frente às políticas públicas: um relato de experiência do espaço criança esperança-BH. Produção de conhecimento e transformação: o papel da extensão universitária. III Seminário de Extensão Universitária. Anais. VII Seminário de Extensão Universitária. p.16. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/documentos/forext_21.pdf>. Acesso em: 22 de mar de 2021

MIRANDA, E. O. O negro do Pomba quando sai da Rua Nova, ele traz na cinta uma cobra coral: os desenhos dos corpos-territórios evidenciados pelo Afoxé Pomba de Malê. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade) – Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, Departamento de Letras, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.

NASCIMENTO, C. R.; SILVA, M. L. P; SOUZA, P. X. Possíveis contribuições da atividade de monitoria na formação de estudantes-monitores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. UFPE, Recife, 2010. Disponível em: http://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2010. 1/possveis%20contribuies%20das%20atividades%20de%20monitoria%20na%20forma.pdf. Acesso em: 31 jul 2020.

NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: Espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros; LINS, Nostradamos de Medeiros (Orgs). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN: Editora da UFRN, 2007.

PAZ, Huri. As desigualdades sociais que a pandemia da covid-19 nos mostra. BRASIL DE FATO. Rio de Janeiro. 04 abr. 2020. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/04/04/artigo-as-desigualdades-sociais-que-a-pandemia-da-covid-19-nos-mostra>. Acesso em: 10 de dez de 2020.

PINHO, Patrícia de Santana. Reinvenções da África na Bahia. São Paulo: Annablume, 2004.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A geograficidade do social: uma contribuição para o debate metodológico sobre estudos de conflito e movimentos sociais na América Latina. En publicación: Movimientos sociales y conflictos en América Latina. José Seoane. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, Argentina. Programa OSAL, 2003. 288 p

QUIJANO, A. A colonialidade de poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, Quilombos: modos e significações. Brasília, 2015.

SARAIVA, J. L. Papel da Extensão Universitária na Formação de Estudantes e Professores. Brasília Médica, v. 44, n. 3, p. 220-225, 2007.

SILVA, Cátia Antonia da. Política pública e território: passado e presente da efetivação de direitos dos pescadores artesanais no Brasil. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.

SILVA, J. B. A Utilização Da Experimentação Remota Como Suporte Para Ambientes Colaborativos De Aprendizagem. 2006. 196f. Tese (Doutorado em Engenharia de Gestão do Conhecimento da Universidade). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

SILVA, Gilnei J. O. da. Desigualdade digital conectada com a pandemia. BRASIL DE FATO. Porto Alegre. 21 jul. 2020. Disponível em:< https://www.brasildefators.com.br/2020/07/21/artigo-desigualdade-digital-conectada-com-a-pandemia.> Acesso em: 10 de dez de 2020.

TRINDADE, A. L. Os valores civilizatórios e a educação infantil: uma contribuição afro-brasileira. In: BRANDÃO, A. P. TRINDADE, A. L. (Org.) Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. p. 1-116.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Silva, E. R. B. da, & Silva, J. R. da. (2021). CURSO DE EXTENSÃO “COSMOVISÕES NEGRAS E INDÍGENAS” educação pela experiência contra-colonial. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(10). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17409