POR DIÁLOGOS DE SABERES: A educação nos territórios pesqueiros em debate

Autores

  • Taise dos Santos Alves Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC – BA e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

POR DIÁLOGOS DEL CONOCIMIENTO:

La educación em territórios Pesqueiros em debate

 

BY DIALOGUES OF KNOWLEDGE:

 Education in territories fishing boats in debate

Resumo

O presente artigo, tem entre seus objetivos, trazer discussões sobre os processos educativos que emergem pela dinâmica cotidiana praticada nos territórios pesqueiros, desenvolvida pelas pescadoras e pescadores artesanais. Ao reconhecer essas nuances, que emerge das subjetividades que há no interior destes territórios, estes sujeitos promovem um conhecimento limiar sobre este ambiente que pode ser explorada como potencial pedagógico de grande riqueza, pois promove diálogos de saberes sobre meio ambiente, condições socioeconômicas, culturais, condições marinhas, dentre outras abordagens conceituais que podem ser exploradas no ensino de geografia em particular. No entanto, é importante destacar que, ao pontuar esta discussão também produz-se contribuições para outras narrativas e metodologias de aprendizagens que colocam os sujeitos como centro da discussão curricular, o que cumpre uma emergencialjustiça educacional combatendo práticas epistemicidas (CARNEIRO, 2005). As discussões e construções teóricas dos diálogos que compõem nestas linhas são ancoradas nos escritos de Carneiro (2015); Almeida, Martins e Silva (2019), Cirqueira, Guimarães e Souza (2020), Fernandes (2007), Rios (2012), Kunh (2008), Diegues (1983) dentre outros e outras autores que ajudam a compreender a importância destes diálogos para um ensino que apreenda as diferentes realidades vivenciadas nos territórios pesqueiros.

Palavras – chave: educação; território pesqueiro; diálogo de saberes.

 

Resumen

El propósito de este artículo es discutir los procesos educativos que surgen de la dinámica cotidiana practicada en los territorios pesqueros, desarrollada por pescadores y pescadores artesanales. Al reconocer estos matices, que surgen de las subjetividades que existen dentro de estos territorios, estos sujetos promueven un conocimiento umbral sobre este entorno que puede ser explorado como un potencial pedagógico de gran riqueza, ya que promueve diálogos de conocimiento sobre el entorno, las condiciones socioeconómicas, culturales, condiciones marinas, entre otros enfoques conceptuales que se pueden explorar en la enseñanza de la geografía en particular. Sin embargo, es importante resaltar que, al puntuar esta discusión, también se producen aportes a otras narrativas y metodologías de aprendizaje que colocan a los sujetos como el centro de la discusión curricular, lo que cumple una emergencia y justicia educativa combatiendo prácticas epistémicas (CARNEIRO, 2005). Las discusiones y construcciones teóricas de los diálogos que componen en estas líneas están ancladas en los escritos de Carneiro (2015); Almeida, Martins e Silva (2019), Cirqueira, Guimarães e Souza (2020), Fernandes (2007), Rios (2012), Kunh (2008), Diegues (1983) entre otros y otros autores que ayudan a comprender la importancia de estos diálogos por una enseñanza que comprenda las diferentes realidades vividas en los territorios pesqueros.

Palabras clave – educación, territorio de pesca, diálogo de conocimiento

 

Abstract

This article has among its objectives to bring discussions about the educational processes that emerge from the daily dynamics practiced in fishing territories, developed by fishermen and artisanal fishermen. By recognizing these nuances, which emerge from the subjectivities that exist within these territories, these subjects promote a threshold knowledge about this environment that can be explored as a pedagogical potential of great wealth, as it promotes dialogues of knowledge about the environment, socioeconomic and cultural conditions, marine conditions, among other conceptual approaches that can be explored in the teaching of geography in particular. However, it is important to highlight that, by punctuating this discussion, contributions are also produced for other narratives and learning methodologies that place subjects at the center of the curricular discussion, which fulfills an emergency educational justice fighting epistemic practices (CARNEIRO, 2005). The discussions and theoretical constructions of the dialogues that make up these lines are anchored in the writings of Carneiro (2015); Almeida, Martins and Silva (2019), Cirqueira, Guimarães and Souza (2020), Fernandes (2007), Rios (2012), Kunh (2008), Diegues (1983) among others and other authors who help to understand the importance of these dialogues for teaching that apprehends the different realities experienced in fishing territories.

Key words: education; fishing territory; knowledge dialogue

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taise dos Santos Alves, Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC – BA e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC – BA).  Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Referências

BÁ, Amadou Hampatê. A tradição viva. In: Ki-Zerbo, Joseph. (org.). História Geral da Áfri-ca(Vol. 1). Brasília: UNESCO, 2010. p. 167-212.

BRANDAO, C. R. Educação Popular. 5a. ed. São Paulo: Brasiliensis, 1993.

CAETANO, Hugo Silva. NA MARÉ E NA ESCOLA: Experiências Educativas de Maris-queiras de Salinas da Margarida-Ba. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporanei-dade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador. 2013 .110 f.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Educação Escolar e Cultura(s):construindo caminhos. In: Revista Brasileira de Educação, Brasil, v. -, n.23, p. 156-168, 2003.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005. 339 f.

CIRQUEIRA, Diogo; FERREIRA GUIMARÃES, Geny; FRANCISCO DE SOUZA, Lorena. INTRODUÇÃO DO CADERNO TEMÁTICO “GEOGRAFIAS NEGRAS”. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. Ed. Especi, p. 3-11, abr. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/851>. Acesso em: 20 jul. 2020.

DIEGUES, A. C. Pescadores, Camponeses e Trabalhadores do Mar. São Paulo: Ática, 1983.

Fernandes, Cláudia de Oliveira. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

KUHN, Ednizia Ribeiro A. Terra e água: Territórios dos Pescadores artesanais de São Fran-cisco do Paraguaçu – Bahia. 2009. 173f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2001.

MALDONADO, S. C. Mestres & Mares: espaço e indivisão na pesca marítima. São Paulo:

ANNABLUME, 1993, 194 p. (Selo universidade 7).

RAMALHO, Cristiano Wellington N. O mundo das águas e seus laços de pertencimento. In: Raízes. Campina Grande. Vol. 23, Nºs 01 e 02. 2004, p. 62-72.

RIOS, Kássia A. N. Da produção do espaço à construção dos territórios pesqueiros: pes-cadores artesanais e carcinicultores do Distrito de Acupe – Santo Amaro (BA). 2012. 276f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção – 4. ed. 8 reimpr. – SP: 2014.

SILVA, C. A. da. O fazer geográfico em busca de sentidos ou a geografia em diálogo com a sociologia do tempo presente. In: Silva, C. A. da; CAMPUS, A.; Modesto, N. S. d’Avila. Por uma geografia das existências: movimento, ação social e produção do espaço. RJ: Conse-quência, 2014. p. 19-46.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Alves, T. dos S. (2021). POR DIÁLOGOS DE SABERES: A educação nos territórios pesqueiros em debate. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(10). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17404