CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DESIGUALDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS.

Autores

  • Natália Lidia Garcia de Carvalho Universidade Federal da Bahia

Resumo

O trabalho contextualiza a discussão da desigualdade em nível mundial a partir das teses de Piketty (2014) e Stiglitz (2012) sobre a concentração de renda e riqueza no mundo, em especial nos países centrais. Tomando como base a tendência internacional e compreendendo as especificidades do Brasil na condição de periferia capitalista, a pesquisa aborda questões relativas à desigualdade educacional no Brasil em relação aos grupos raciais, realizando um histórico da educação brasileira e o descumprimento do Estado na inserção da população negra à educação formal. Baseado nisso, desenvolve-se reflexões a partir da implementação de política de Ações Afirmativas adotada pelo governo federal em 2012 através da Lei de Cotas (Lei nº 12.711). Por fim, apresenta-se argumentos a fim de qualificar futuras análises sobre tais políticas.

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Biografia do Autor

Natália Lidia Garcia de Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestranda em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado

2020-05-14

Como Citar

Garcia de Carvalho, N. L. (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DESIGUALDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(4). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/11229

Edição

Seção

Artigos