EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DE UMA NASCENTE MODELO DO MUNICÍPIO DE ITAPIRA – SP

Autores

  • Anderson Martelli Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, Mogi Guaçu, SP

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.8991

Palavras-chave:

Nascente, Educação Ambiental, Itapira.

Resumo

ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A WAY OF PRESERVING A SOURCE MODEL OF THE MUNICIPALITY OF ITAPIRA – SP

LA EDUCACIÓN AMBIENTAL COMO FORMA DE PRESERVACIÓN DE UNA FUENTE MODELO DEL MUNICIPIO DE ITAPIRA – SP

Atualmente, a preocupação com o meio ambiente está presente na vida de grande parte da população. Estudos sobre ações ambientais que visam à conservação de nascentes e suas matas ciliares se mostram de extrema importância para embasar programas de proteção desses olhos d’água e recomposição desses ecossistemas. Neste artigo, discute-se a importância da educação ambiental como forma de preservação da nascente modelo do município de Itapira-SP. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente junto aos alunos do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental da EMEB Gilmery Vasconcellos Pereira Ulbricht, que realizaram uma visita monitorada nessa nascente, sendo trabalhados tópicos de preservação dessa nascente e de seu entorno. O estudo procurou sensibilizar as autoridades e a sociedade para a conscientização e preservação desse ambiente natural, uma vez que há carência de informações e a preocupação com a possível ameaça de escassez hídrica que tanto se alardeia pelo mundo. A partir desta atividade foi possível verificar mudanças comportamentais nesses alunos, na maneira de pensar e agir, refletindo em ações conscientes para com o meio ambiente.

Palavras-chave: Nascente; Educação Ambiental; Itapira.

ABSTRACT
Today, concern for the environment is present in the lives of a large part of the population. Studies on environmental actions aiming at the conservation of springs and their riparian forests are extremely important in order to support programs to protect these waters and restore these ecosystems. This article discusses the importance of environmental education as a form of environmental preservation of the source of the municipality of Itapira-SP. The action was developed by the Department of the Environment together with the students of the 3rd, 4th and 5th year of the elementary school of the EMEB Gilmery Vasconcellos Pereira Ulbricht that carried out a monitored visit in this source, being worked topics of preservation of this spring and its surroundings. The study sought to sensitize the authorities and society for the awareness and preservation of this natural environment, since there is a lack of information and concern about the possible threat of water scarcity that is so much in the world. From this activity, it was possible to verify behavioral changes in these students, in the way of thinking and acting, reflecting on conscious actions towards the environment.

Keywords: Spring; Environmental Education; Itapira.

RESUMEN
Actualmente, la preocupación por el medio ambiente está presente en la vida de gran parte de la población. Estudios sobre acciones ambientales que visen la conservación de manantiales y sus matas ciliares se muestran de extrema importancia para embasar programas de protección de esos ojos de agua y recomposición de esos ecosistemas. En este artículo se discute la importancia de la educación ambiental como forma de preservación ambiental de la naciente municipal modelo del municipio de Itapira-SP. La acción fue desarrollada por la Secretaría de Medio Ambiente junto a los alumnos del 3º, 4º y 5º año de la enseñanza fundamental de la EMEB Gilmery Vasconcellos Pereira Ulbricht que realizaron una visita monitoreada en esa naciente, siendo trabajado tópicos de preservación de esa naciente y de su entorno. El estudio buscó sensibilizar a las autoridades ya la sociedad para la concientización y preservación de ese medio natural, ya que hay carencia de informaciones y la preocupación por la posible amenaza de escasez hídrica que tanto se alardea por el mundo. A partir de esa actividad fue posible verificar cambios comportamentales en esos alumnos, en la manera de pensar y actuar, reflejando en acciones conscientes hacia el medio ambiente.

Palabras clave: Nacimiento; Educación Ambiental; Itapira.

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Biografia do Autor

Anderson Martelli, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, Mogi Guaçu, SP

Mestre em Ciências Biomédicas pelo Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras – UNIARARAS. Especialista em Laboratório Clínico - Patologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP. Professor da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, Mogi Guaçu/SP.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

MARTELLI, Anderson.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DE UMA NASCENTE MODELO DO MUNICÍPIO DE ITAPIRA – SP
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 16, p. e8991, 30 Abr 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/8991. Acesso em: 12 nov 2024.

Edição

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Artigos