ANÁLISE COMPARATIVA DO USO DAS TICs NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SABERES GEOGRÁFICOS

Autores

  • Marcelo Alves dos Reis Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p260-279

Palavras-chave:

TICs, Ensinar-aprender Geografia, Educação Geográfica.

Resumo

COMPARATIVE ANALYSIS OF THE ICTs USE IN THE GEOGRAPHICAL KNOWLEDGES TEACHING-LEARNING PROCESS

ANÁLISIS COMPARATIVO DEL USO DE LA TICs EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA APRENDIZAJE DE LOS SABERES GEOGRÁFICOS

Este trabalho trata da contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para os saberes geográficos. A pesquisa elegeu como objetivo geral: Analisar a contribuição das TICs no processo de ensino-aprendizagem dos saberes de Geografia na Unidade Escolar Valdivino Tito, cidade de Campo Maior – PI, com os seguintes objetivos específicos: identificar se o uso das TICs, principalmente da Informática, auxilia o ensino-aprendizagem em Geografia; examinar a participação e o feedback dos alunos na utilização das TICs no ensino de Geografia; efetuar uma análise comparativa a fim de identificar se há uma melhor compreensão dos conteúdos geográficos com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas e observações. As teorias que basearam esse estudo foram as abordagens de autores, tais como Moraes (1997), Santos (2009) e Libâneo (2010).

Palavras-chave: TICs; Ensinar-aprender Geografia; Educação Geográfica.

ABSTRACT
This work treats of the contribution Information and Communication Technologies (ICTs’) to geographical knowledge’s. The research chose like general objective: Analyze the ICTs’ contribution in the Geography knowledge’s teaching-learning process in the Unidade Escolar Valdivino Tito, Campo Maior – PI city, with the following specific objectives: identify if the ICTs’ use, mainly of the Computing, aids the teaching-learning in Geography; examine the participation and the students feedback in the ICTs’ utilization in Geography teaching; perform an comparative analysis in order to identify if there’s with the use of information and communication technologies a best understanding of the geographical contents. It treats of a qualitative research, in which we used as data collection instruments, interviews and observations. The theories that based this study were the approaches of authors such as Moraes (1997), Santos (2009), Libâneo (2010), among others.

Keywords: ICTs; Teach-learn Geography; Geographical Education.

RESUMEN
Este trabajo trata de la contribución de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) para los saberes geográficos. La investigación eligió como objetivo general: Analizar la contribución de las TICs en el proceso de enseñanza aprendizaje de los saberes de Geografía en la Unidade Escolar Valdivino Tito, ciudad de Campo Maior – PI, con los objetivos específicos: identificar si el uso de las TICS, principalmente de Informática, ayuda la enseñanza aprendizaje de Geografía; examinar la participación y el feedback de los alumnos en la utilización de las TIC en la enseñanza de Geografía; realizar un análisis comparativo para identificar si hay una mejor comprensión de los contenidos geográficos con la utilización de las tecnologías de la información y comunicación. Se trata de una investigación cualitativa, donde utilizamos, como instrumento la colecta de datos, entrevistas y observaciones. Las teorías basadas en este estudio fueron el enfoque de los autores como Moraes (1997), Santos (2009), Libâneo (2010), entre otros.

Palabras clave: TICs; Enseñar-aprender Geografía; Educación Geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Alves dos Reis, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia e Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2011). Pós-graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Kurios - FAK. Atualmente é professor/projetos integradores/Metodologia Científica/Tecnologia Educativa/Prática de Pesquisa/Fundamentos Éticos Ráciais da Cultura Afro-Brasileira e Indigena da Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP e Instituto de Formação Superior Piauiense - IFASPI. Bolsista do PIBID - Programa Institucional de Iniciação a Docência -subprojeto Geografia - Ministério de Educação e financiado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Geografia/Pedagogia, com ênfase em Geografia Humana/Física e mídias educativas, atuando principalmente no seguinte tema: cartografia temática; Geoprocessamento, globalização, lugar e o ensino de geografia, novas tecnologias educativas e Metodologia Científica.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

REIS, Marcelo Alves dos.
ANÁLISE COMPARATIVA DO USO DAS TICs NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SABERES GEOGRÁFICOS
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 4, n. 14, p. 260–279, 23 Out 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/8353. Acesso em: 25 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos