EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E ARTE EM COMUNIDADES POBRES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRASIL

Autores

  • Carolina Machado Rocha Busch Pereira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Denis Ricardo Carloto Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n8p70-82

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Oficinas, Geografia, Metodologias

Resumo

GEOGRAPHIC EDUCATION AND ART IN POOR COMMUNITIES IN THE CITY OF PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRAZIL

EDUCACIÓN GEOGRÁFICA Y ARTE EN COMUNIDADES POBRES EN EL MUNICIPIO DE PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRASIL

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos com o projeto de extensão “Educação geográfica pela arte” desenvolvido na cidade de Porto Nacional, estado do Tocantins situado na região norte do Brasil. O projeto foi desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins e foi destinado aos jovens pobres de de 11 a 17 anos, preferencialmente beneficiários do Programa Bolsa Família. Foram realizadas atividades didáticas pedagógicas sobre o ensino de Geografia com foco no estudo sobre a cidade em estreita aproximação com a arte.

Palavras-chave: Extensão Universitária; Oficinas; Geografia; Metodologias.

ABSTRACT
This paper aims to present the results obtained through the research project Geographic Education and Art developed in the city of Porto Nacional in the state of Tocantins located in the north of Brazil. The project was developed at the Federal University of Tocantins and destined to youngsters from 11 to 17 years old, preferably beneficiaries of “Bolsa Família” – a Brazilian cash transference program destined to the poorest portion of the population. We accomplished didactic activities about the teaching of Geography focusing the study of the city in close proximity to the art.

Keywords: Outreach university activities; Workshops; Geography; Methodologies.

RESUMEN
Este estudio tiene como objetivo presentar los resultados obtenidos con el proyecto de extensión “Educación Geográfica para el arte”, desarrollado en la ciudad de Porto Nacional, el estado de Tocantins ubicado en la región norte de Brasil. El proyecto fue desarrollado en la Universidad Federal de Tocantins y está destinado a jóvenes de 11 a 17 años, preferiblemente beneficiarios del Programa Bolsa Familia. Actividades educativas pedagógicas se llevaron a cabo en la geografía de enseñanza con enfoque en el estudio de la ciudad en las proximidades con el arte.

Palabras clave: Extensión de la Universidad; Talleres; Geografía; Metodologías.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Professora Adjunta do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Denis Ricardo Carloto, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Downloads

Publicado

2017-08-14

Como Citar

PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch; CARLOTO, Denis Ricardo.
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E ARTE EM COMUNIDADES POBRES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL, TOCANTINS, BRASIL
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 8, p. 70–82, 14 Ago 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/5922. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos