O Barômetro da Sustentabilidade aplicado aos assentamentos da reforma agrária do estado de Mato Grosso do Sul: tendências e possibilidades de compreensão
tendencias y posibilidades de comprensión
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e21910Palavras-chave:
Barômetro da Sustentabilidade, Assentamentos Rurais, Desenvolvimento Sustentável, Indicadores Sociais, Produção FamiliarResumo
O estudo pretende identificar indicadores de sustentabilidade dos assentamentos rurais criados pelo INCRA, localizados no estado de Mato Grosso do Sul. Como metodologia elencou-se o Barômetro da Sustentabilidade e suas etapas para tal proposta. A adoção de indicadores de sustentabilidade permite a elaboração de estudos comparativos, uma vez que são aplicáveis em múltiplos contextos geográficos, constituindo-se eficaz metodologia de mensuração da sustentabilidade e do desenvolvimento de um setor. Tal metodologia utilizou os critérios de análises de sistemas, subsistemas, temas, dimensões que foram necessárias para a seleção de indicadores. Desta feita, com banco de dados RADIS/UFMT, lançaram-se os indicadores na planilha e gerou a realidade-chave analisada. Com base nos graus elaborados pela metodologia, identificou-se a sustentabilidade dos assentamentos pesquisados no estado do Mato Grosso do Sul, apresentando potencialidades e fragilidades ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.