Mercados agroalimentares de Porto Príncipe, Haiti: uma análise do Croix-des-Bossales e Marché Hyppolite
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e21389Palavras-chave:
Mercados agroalimentares, Produção nacional, Madanm Sara, HaitiResumo
Croix-des-Bossales e Hyppolyte são os mercados agroalimentares mais antigos de Porto Príncipe, capital do Haiti, frequentado por clientes e vendedores de vários departamentos do país. O objetivo deste artigo é analisar estes dois mercados, abordando a sua história, características atuais, importância e desafios, além de olhar a maneira como a produção nacional se insere nesses espaços. Para a realização deste trabalho foi feita revisão bibliográfica e análise documental, além de entrevistas semiestruturadas com 12 atores chaves. Os resultados obtidos apontam que os mercados estudados passaram por grandes transformações, derivadas da própria situação do país. Nos últimos 20 anos, frente à instabilidade sociopolítica, crise econômica e desastres naturais, tem havido o ingresso massivo de produtos importados nos dois mercados, prejudicando a produção agroalimentar nacional. Apesar do difícil e complexo contexto atual, em que a vitalidade, a segurança e o movimento nos mercados Croix-des-Bossales e Hyppolyte não são iguais aos momentos anteriores, eles seguem existindo e resistindo, sendo importantes espaços para o abastecimento alimentar da população de Porto Príncipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.