NOVOS TERRITÓRIOS DO MORAR EM CIDADES PEQUENAS

a autossegregação espacial em Casa Nova – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.09

Palavras-chave:

Espaços Residenciais Fechados, Cidade Pequena, Autossegregação

Resumo

O presente artigo analisa os novos territórios do morar em cidades pequenas. Parte-se do pressuposto de que as transformações contemporâneas do capitalismo redefiniram o papel das cidades e suas estruturas urbanas. Nesse bojo, os espaços de moradia foram transformados e as dinâmicas econômicas, sociais e espaciais da reestruturação do capital pavimentaram a expansão de novas formas do morar para cidades de distintos tamanhos e complexidades. Casa Nova, na Bahia, é o centro urbano que será o foco deste trabalho. Busca-se revelar as transformações do espaço urbano e o modo como a estruturação espacial, associada aos imperativos do capital em termos de novos espaços de moradia, se expressa nesta cidade em termos de processos de autossegregação. Os espaços residenciais fechados, atualmente, configuram, assim, uma nova forma-conteúdo da moradia presente, também, em cidades pequenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna Célia Rodrigues Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba – PPGG/CCEN/UFPB.

Cláudio Smalley Soares Pereira, Universidade de Pernambuco , Campus Petrolina

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Campus Presidente Prudente/SP. Professor Adjunto do Colegiado de Geografia da Universidade de Pernambuco – UPE/Campus Petrolina.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

OLIVEIRA, Joanna Célia Rodrigues; PEREIRA, Cláudio Smalley Soares.
NOVOS TERRITÓRIOS DO MORAR EM CIDADES PEQUENAS: a autossegregação espacial em Casa Nova – BA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.09, 26 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.