A COBIÇA E O COLAPSO NA MARCHA DE RUBIÃO EM QUINCAS BORBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202137

Palavras-chave:

Quincas Borba, Análise social, Ritual de Passagem

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura do romance Quincas Borba de Machado de Assis, a partir de uma proposta analítica de caráter estruturalista respaldada em três eixos – 1) Ritual de passagem, 2) O grand monde e 3) Marcha para a lua – que permitem refletir acerca da trajetória social de um dos personagens centrais do romance, Rubião, que, ao receber uma herança, torna-se um novo rico, contudo, por não entender acerca das regras do sistema social no qual vai se inserir, vivencia um processo de fracasso social, afetivo e pessoal. A perspectiva metodológica se deu por meio de uma abordagem crítica na qual foram priorizados os elementos intrínsecos da obra, colocando como centro do debate elementos da própria estrutura narrativa. Desse primado, resultou uma apreciação dos elementos formadores do campo de batalha e os elementos de tensão que levam à ruína do personagem Rubião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francigelda Ribeiro, Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI / Rede de Educação Estadual do Maranhão.

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI e da Rede de Educação Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

RIBEIRO, Francigelda.
A COBIÇA E O COLAPSO NA MARCHA DE RUBIÃO EM QUINCAS BORBA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 7, n. 20, p. e202137, 30 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 29 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos