Da hegemonia norte-americana à ascensão chinesa: a economia brasileira numa ordem global em transição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e19874

Palavras-chave:

Geopolítica, Política Internacional, Sistema mundial

Resumo

Propõe-se uma discussão sobre o papel ocupado pela economia brasileira na economia política do sistema mundo a partir de uma ordem global em transição. Esta ordem em transição consiste no arrefecimento do poder global norte-americano observado nas últimas décadas e, por outro lado, no expressivo crescimento econômico da China e o espraiamento territorial de seus investimentos e de seu comércio. Consiste em problematizar o modelo econômico vigente no Brasil, também denominado padrão de acumulação, calcado na expansão da produção de produtos primários e na sua nítida dependência em relação à pauta de exportações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Lopes Xavier, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

XAVIER, Glauber Lopes.
Da hegemonia norte-americana à ascensão chinesa: a economia brasileira numa ordem global em transição
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 10, n. 01, p. e19874, 24 Mar 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/19874. Acesso em: 9 jul 2025.

Edição

Seção

Artigos