PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO DA UNIÃO E SEUS IMPACTOS SOCIOESPACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202224

Palavras-chave:

Patrimônio da União, Caracterização de imóveis, Gestão do Patrimônio

Resumo

A gestão ineficiente dos imóveis públicos federais ocasionada pela falta de incorporação, adequada destinação, controle e a fiscalização dos imóveis, permite com que diversos imóveis sem uso sofram ações externas que ocasionam problemas socioambientais. Para enfrentar estes problemas de gestão, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), órgão responsável pelo patrimônio da União, criou em 2017 o Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União (PMGPU), visando fortalecer a capacidade de otimizar a administração dos imóveis, objetivando a correta incorporação ao Patrimônio. Este artigo procura apresentar as ações desenvolvidas para a otimização da gestão do patrimônio e resultados do trabalho realizado pela Unidade Regional de Geoinformação de Minas Gerais (URGeo/MG) na integração do PMGPU no âmbito da SPU/MG. A metodologia desenvolvida na pesquisa envolve a padronização da cartografia, incluindo a catalogação e conversão dos produtos; criação de Banco de Dados Geográfico; modernização de procedimentos de identificação e caracterização de imóveis. Pelas ações desenvolvidas após a execução da metodologia foram identificados e tratados 3394 produtos cartográficos no estado de Minas Gerais no período de 2017 a 2020. O resultado obtido permitiu a URGeo/MG obter um inventário de suas coleções e responder satisfatoriamente ao PMGPU, bem como ter um processo adaptado às características da documentação dos imóveis sob sua responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Guimarães Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Geógrafa pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. Mestra em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, Instituto de Geociências, Departamento de Cartografia, Belo Horizonte, Brasil.

Vagner Braga Nunes Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ. Pós-doutor em Ciências do Computador pela Universidade do Porto, Portugal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Ramille Araújo Soares de Paula, Secretaria de Patrimônio da União/Unidade Regional de Geoinformação, Belo Horizonte

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Júlio Carlos Santos Lima, Secretaria de Patrimônio da União/Unidade Regional de Geoinformação, Belo Horizonte

Administração de Sistemas de Informação pelo Centro Universitário UNA. Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Orçamento Federal.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

SANTOS, Carolina Guimarães; COELHO, Vagner Braga Nunes; PAULA, Ramille Araújo Soares de; LIMA, Júlio Carlos Santos.
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO DA UNIÃO E SEUS IMPACTOS SOCIOESPACIAIS
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202224, 21 Mar 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/14448. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos