EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAR QUILOMBOLA: uma história de luta, resistência e direito à educação de crianças pequenas em Vargem Grande-MA

Autores

  • Ione da Silva Guterres SEMED/São Luis-MA Universidade Federal do Maranhão – UFMA http://orcid.org/0000-0001-9863-9424
  • Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA SEMED/São Luís-MA
  • Sione Guterres Gonçalves SEMED/São Luís-MA Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA
  • José Carlos de Melo Universidade Federal do Maranhão - UFMA Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID http://orcid.org/0000-0002-0501-8141

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.11969

Palavras-chave:

Educação, Educação Infantil, Território Quilombola, Crianças

Resumo

QUILOMBOLA SCHOOL CHILDREN’S EDUCATION: a history of struggle, resistance and the right to the children’s education in Vargem Grande-MA

EDUCACIÓN INFANTIL ESCOLAR DE KILOMBOLA: una historia de lucha, resistencia y derecho a la educación de niños pequeños en Vargem Grande-MA

RESUMO
Esta investigação versa sobre a educação infantil e escolar em comunidades quilombolas que fazem parte do território Rampa, situado no município de Vargem Grande, interior do estado do Maranhão, e tem por objetivo observar como é oferecida a educação infantil nas escolas que estão situadas nessas comunidades. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a revisão de literatura, a respeito da temática e, também, a pesquisa in loco nas comunidades Rampa e Piqui da Rampa. Na pesquisa de campo, observou-se que as escolas que atendem às crianças pequenas ainda necessitam de um olhar mais atento às questões pedagógicas, bem como à infraestrutura física. Após as análises, considerou-se que a equipe pedagógica do território Rampa, especificamente nos povoados de Piqui da Rampa e Rampa, preocupa-se em cumprir a legislação nacional, evidenciando as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola na Educação Básica e trazendo tímidas inovações nas formações para os educadores que ali trabalham em prol das crianças quilombolas.

Palavras-chave: Educação; Educação Infantil; Território Quilombola; Crianças.

ABSTRACT
This research is about children and school education in quilombola communities that are part of the Rampa territory, located in the municipality of Vargem Grande, interior of the state of Maranhão, and aims to observe how children's education is offered in the schools that are located in these communities. As methodological procedures, we used the literature review, regarding the theme and also the in loco research in the Ramp and Piqui da Rampa communities. In the field research, it was observed that schools that attend young children still need a more attentive look at pedagogical issues, as well as the physical infrastructure. After the analyses, it was considered that the pedagogical team of the territory Ramp, specifically in the villages of Piqui da Rampa and Rampa, is concerned with complying with national legislation, highlighting the National Curricular Guidelines of Quilombola School Education in Basic Education and bringing timid innovations in training for the educators who work there on behalf of quilombola children.

Keywords: Education; Kindergarten Education; Quilombola Territory; Children.

RESUMEN
Esta investigación trata de los niños y la educación escolar en las comunidades quilombolas que forman parte del territorio de Rampa, situadas en el municipio de Vargem Grande, en el interior del estado de Maranhão, y tiene por objeto observar cómo se ofrece la educación de los niños en las escuelas que se encuentran en estas comunidades. Como procedimientos metodológicos, se utilozó la revisión de la literatura, en relación con el tema y también la investigación in situ en las comunidades de Ramp y Piqui da Rampa. En la investigación de campo se observó que las escuelas que atienden a los niños pequeños todavía necesitan una mirada más atenta a las cuestiones pedagógicas, así como a la infraestructura física. Después de estos análisis, se consideró que el equipo pedagógico del territorio Rampa, concretamente en las aldeas de Piqui da Rampa y Rampa, se ocupa de cumplir la legislación nacional, poniendo de relieve las Directrices Curriculares Nacionales de la Educación Escolar Quilombola en la Educación Básica y aportando tímidas innovaciones en la formación de los educadores que trabajan allí en favor de los niños quilombolas.

Palabras clave: Educación; Educación Infantil; Territorio Quilombola; Niños.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ione da Silva Guterres, SEMED/São Luis-MA Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Mestranda em Gestão do Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Docente da Rede Pública Municipal de São Luís (Educação Integral). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência - GEPEID/UFMA.

Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova, Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA SEMED/São Luís-MA

Mestre em Gestão pela Universidade Atlântica – UATLANTICA/Portugal. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA.

Sione Guterres Gonçalves, SEMED/São Luís-MA Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA

Especialista em Planejamento e Gestão Escolar – UNICEUMA. Docente da Rede Pública Municipal de São Luís (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) na área urbana. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA. 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID

Pós-doutor e Doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Docente do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID.

Downloads

Publicado

2019-12-22

Como Citar

GUTERRES, Ione da Silva; VILA NOVA, Mary Luiza Silva Carvalho; GONÇALVES, Sione Guterres; MELO, José Carlos de.
EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAR QUILOMBOLA: uma história de luta, resistência e direito à educação de crianças pequenas em Vargem Grande-MA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 18, p. e11969, 22 Dez 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/11969. Acesso em: 22 dez 2024.