PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS
estado da arte de estudos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n11.2023.10Palavras-chave:
Estado da arte, Português, PFOLResumo
É inquestionável a expansão e intensificação dos estudos relacionados ao Português Para Falantes de Outras Línguas (PFOL). Logo, a realização de um estado da arte justifica-se pela necessidade de conhecer o que já há disponível enquanto conhecimento produzido sobre a temática, para que estudiosos/as da área possam escolher seus futuros focos de pesquisa. Assim, na primeira semana de abril de 2023, conduziu-se uma busca usando a entrada "Português Para Falantes de Outras Línguas", no Portal de Periódicos da CAPES. Após aplicação de filtros, selecionou-se 92 artigos para análise. No que diz respeito às categorias, buscou-se responder às seguintes perguntas de pesquisa: Em quais regiões brasileiras os autores das pesquisas atuam? Os estudos lidam com dados primários, secundários ou ambos? Quais os focos principais das investigações? Se houver focos secundários quais são eles? Em quais contextos as pesquisas foram conduzidas? Se houver participantes, quais os seus perfis? Quais as sugestões dos autores para o campo de PFOL? As respostas a estas perguntas orientam a estruturação deste artigo.
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