MERLEAU-PONTY E A PSICOLOGIA: considerações sobre a intersubjetividade
Palabras clave:
Psicologia fenomenológica, Filosofia da existência, Subjetividade, Intersubjetividade, Corpo, Consciência, Reflexão, PsicologiaResumen
Este trabalho pretende investigar a concepção de subjetividade enquanto intersubjetividade a partir dos primeiros trabalhos do filósofo Maurice Merleau-Ponty a fim de encontrar elementos que nos possibilitem uma visão de homem e de mundo diferente da proposta por Descartes e grande parte da tradição moderna. É preciso, como ensina Merleau-ponty, ver além das duas únicas formas de existir exaltadas pelos empiristas e pelos intelectualistas, a saber, existir apenas como consciência ou como objeto. Em outras palavras, a proposta merleau-pontyana é a da possibilidade de existência como existência de possibilidades. Situamos a psicologia moderna como herdeira dessas duas tradições e as suas concepções de sujeito ou como consciência investigativa ou como objeto investigado. No que diz respeito à psicologia moderna, a questão que nos desperta é: Como o psicólogo pode tomar o outro como objeto de investigação em um movimento que necessariamente exige que ele não se veja mais como esse mesmo objeto, a saber, o ser e a subjetividade? Ou ainda: é possível ao psicólogo colocar-se fora do mundo para compreender as relações humanas e suas implicações subjetivas? As nossas discussões nos levam à visão de um mundo estético, ou seja, um mundo do sentir, um mundo aonde a subjetividade advém do primado da experiência perceptiva entre visíveis e videntes, enfim, uma experiência estruturada na reversibilidade. O psicólogo ao investigar a experiência da subjetividade precisa considerar a reversibilidade sustentada na intersubjetividade.
Palavras-chave: Subjetividade. Intersubjetividade. Corpo. Consciência. Reflexão. Psicologia.
Abstract
This work aims investigate the conception of subjectivity as intersubjectivity from the first works of Maurice Merleau-Ponty for the purpose to find elements which give us the possibility of a man and world different view from the Descartes proposition and largely of the modern tradition. As Merleau-Ponty says, it's necessary see beyond of the two unique ways of existence exalted by intellectualists and empiricists, namely, existing only as consciousness or object. In other words, the Merleau-Ponty proposition is about the possibility of existence as existence of possibilities. We situate the modern psychology as heiress from these two traditions and their subject conceptions as investigative consciousness or investigated object. Concerning the modern psychology the question that awakens us is: How can the psychologist take the others as object of investigating in a motion that requires necessarily that he doesn´t look at himself as this same object, namely, the being and the subjectivity? Or, is it possible to the psychology put himself out of the world to understand the human relationships and their subjective implications? Our discussions take us to the view of a aesthetic world, in other words, a world of feeling, a world where the subjectivity comes from the primacy of the perceptive experience between the visible and the seer, ultimately, a structured experience on a reversibility. The psychologist, while investigates the experience of subjectivity needs to consider the reversibility sustained on the intersubjectivity.
Keywords: Subjectivity. Intersubjectivity. Body. Consciousness. Reflection. Psychology.
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