Turismo de luxo: a produção do destino e a denegação do social

Autores

  • Michel Nicolau Netto IFCH/Unicamp (Campinas/SP/BR)
  • Juliana Closel Miraldi IFCH/Unicamp (Campinas/SP/BR)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p191-218

Palavras-chave:

Luxo, Turismo, Globalização, Mercado, Consumo

Resumo

Em situação de globalização, o luxo se modifica. Se anteriormente seu valor se dava pela classe que o consumia, com a transnacionalização das empresas que o operam e do público que o consome a noção de classe se apresenta muito restrita às intenções expansivas do luxo. Dessa forma, agentes de mercado e autores especializados do setor passam a produzir um novo discurso, que chamam de “novo luxo”: o luxo aparece como uma decisão individual, desvinculado de qualquer condicionamento social, mais bem caracterizado por expressões como experiência e descoberta. A noção de distinção perderia, segundo se advoga, a relevância explicativa para se pensar o luxo. Neste artigo
enfrentamos esse discurso com os resultados de uma pesquisa de campo baseada no mercado de turismo de luxo. Para tanto, entrevistamos agentes de turismo e representantes de uma empresa de operação mundial chamada rede Virtuoso, que busca reunir fornecedores, vendedores e compradores de
luxo. Concluímos que o luxo repõe fronteiras de classe, que são denegadas, e que os próprios destinos turísticos funcionam como marcas de classificação nesse mercado.

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Biografia do Autor

Michel Nicolau Netto, IFCH/Unicamp (Campinas/SP/BR)

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do Departamento Sociologia do IFCH/Unicamp (Campinas/SP/BR). mnicolau@unicamp.br.

Juliana Closel Miraldi, IFCH/Unicamp (Campinas/SP/BR)

Doutoranda em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH/Unicamp (Campinas/SP/BR). Mestre em sociologia pela mesma instituição. julianamiraldi@gmail.com.

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Publicado

2017-07-21

Como Citar

NETTO, Michel Nicolau; MIRALDI, Juliana Closel.
Turismo de luxo: a produção do destino e a denegação do social
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 14, n. 28, p. 191–218, 21 Jul 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/7300. Acesso em: 8 nov 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Cultura Popular Hoje