Cultura nacional-popular e circulação transnacional. Brasil e Angola no Projeto Kalunga

Autores

  • Andréa Borges Leão Universidade Federal do Ceará - UFC (Fortaleza/CE/BR).
  • Mariana Mont’Alverne Barreto Lima Universidade Federal do Ceará - UFC (Fortaleza/CE/BR)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p131-150

Palavras-chave:

Circulação transnacional, Cultura nacional-popular, Projeto Kalunga, Música popular brasileira, Mercado dos bens simbólicos

Resumo

Este artigo organiza uma discussão sobre a experiência de contato entre dois campos nacionais de produção musical, o brasileiro e o angolano. Sob o enfoque do Projeto Kalunga, que desloca uma caravana de músicos e produtores para o país africano, em 1980, o artigo estuda o modo como se organiza um espaço transnacional de circulação entre culturas nacionais-populares. Com este propósito, lança um olhar retrospectivo sobre os caminhos das medições técnicas estrangeiras no longo processo de consolidação do mercado de bens simbólicos. Uma das conclusões é a de que a experiência do Projeto Kalunga reposiciona os artistas brasileiros no cenário internacional como produtores e transmissores culturais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Borges Leão, Universidade Federal do Ceará - UFC (Fortaleza/CE/BR).

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Bolsista do CNPq. Professora na Universidade Federal do Ceará - UFC (Fortaleza/CE/BR). aborgesleao@gmail.com.

Mariana Mont’Alverne Barreto Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC (Fortaleza/CE/BR)

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professora na Universidade Federal do Ceará - UFC (Fortaleza/CE/BR). mariana.barreto@pq.cnpq.br.

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Leão, A. B., & Lima, M. M. B. (2017). Cultura nacional-popular e circulação transnacional. Brasil e Angola no Projeto Kalunga. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 14(28), 131–150. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p131-150

Edição

Seção

DOSSIÊ: Cultura Popular Hoje