REPRESENTAÇÕES ICONOGRÁFICAS E ICONOLÓGICAS DA VIRGEM MARIA.

Autores

  • João Paulo Pacheco Rodrigues Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Desde o século V, a Igreja Católica publicou uma série de documentos e cartas dogmáticas com a finalidade de atestar e sacralizar a figura de Maria perante os cristãos. Aliada as festividades em louvor a Nossa Senhora e as distintas representações iconográficas nos últimos séculos, essas medidas desencadearam  uma mudança do papel da Virgem perante a Igreja. De uma vaga referência evangélica a um personagem eximiamente familiar e divino de modo equivalente ao seu filho. Nesse artigo centralizaremos a discussão em torno de três imagens: Nossa Senhora da Conceição, dos Navegantes e das Águas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Pacheco Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em História pela mesma, Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes-RJ. Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Tem experiência na área de História , com ênfase em História do Brasil, História do Paraná e Patrimônio Cultural.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Pacheco Rodrigues, J. P. (2018). REPRESENTAÇÕES ICONOGRÁFICAS E ICONOLÓGICAS DA VIRGEM MARIA. Revista Húmus, 8(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/8456