O SILÊNCIO NA ASSISTÊNCIA: OLHAR DO PROFISSIONAL SOBRE O CUIDADO AO SURDO

Autores

  • Geneilda Silva Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira

Palavras-chave:

Profissionais de saúde, Assistência, Comunicação, Surdez

Resumo

Introdução: A surdez é considerada uma deficiência por ser uma limitação física, ela traz obstáculos à vida das pessoas que a possuem. Obstáculos esses, que acabam prejudicando a assistência ofertada pelos setores da saúde. Esse estudo teve como objetivo identificar nas produções científicas como é o atendimento prestado aos surdos, na perspectiva dos profissionais de saúde é o principal objetivo destacado. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, que teve como base de dados a Biblioteca Virtual de Saúde, com o foco em literatura dento do período 2013-2018 Resultados: Com o cruzamento dos descritores em saúde, foram encontrados 168 estudos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram incorporados na amostra 11 artigos, que se adequavam a temática abordada. Discussão: Toda pessoa surda tem direito a ser esclarecida sobre seu estado de saúde, bem como os procedimentos que serão realizados para sua recuperação, porem os profissionais ressaltam que a comunicação com esse público é muitas vezes prejudicada. Conclusão: É importante abordar esse assunto nas pesquisas científicas, para ajudar na melhoria da assistência aos surdos, pois trata-se de um público com especificidades de comunicação e demandas que muitas vezes não são supridas devido a limitações no dialogo profissional-paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geneilda Silva Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira

Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco -  Campus Pesqueira.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Silva Sobrinho, G. (2021). O SILÊNCIO NA ASSISTÊNCIA: OLHAR DO PROFISSIONAL SOBRE O CUIDADO AO SURDO. Revista De Ciências Da Saúde, 20(2), 21–25. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/9268

Edição

Seção

Artigos