Avaliação do nível de conhecimento de gestantes e de mulheres em idade fértil residentes na cidade de São Paulo sobre o Vírus Linfotrópico de Células T Humana (HTLV)

Autores

  • Victor Dourado Palomares Instituto de Infectologia Emilio Ribas

Palavras-chave:

HTLV, GESTANTES, SAÚDE PÚBLICA

Resumo

Objetivo: Avaliar o grau de conhecimento de gestantes e mulheres em idade fértil na cidade de São Paulo a respeito da infecção causada pelo vírus HTLV. Métodos: A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de questionários a 186 participantes, sendo elas gestantes ou mulheres em idade fértil. Resultados: Verificou-se um baixo conhecimento da população estudada sobre o vírus HTLV. A maioria das mulheres alega não fazer uso de preservativos nas relações sexuais que mantém e não reconhecem a amamentação como forma de transmissão de doenças. Conclusões: As mulheres aqui estudadas demonstram um baixo conhecimento sobre o vírus HTLV, porém reconhecem a importância de implantação de políticas públicas para a prevenção da doença, como a implantação da sorologia na cartilha de pré-natal das gestantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Palomares, V. D. (2021). Avaliação do nível de conhecimento de gestantes e de mulheres em idade fértil residentes na cidade de São Paulo sobre o Vírus Linfotrópico de Células T Humana (HTLV). Revista De Ciências Da Saúde, 19(1), 20. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/7781

Edição

Seção

Artigos