Relação entre Doença Periodontal e Indicadores de Estresse e Depressão

Autores

  • Mirella Lindoso Gomes Campos Professora da graduação em Odontologia e da pós-graduação em Biologia Oral da Universidade do Sagrado Coração (USC) http://orcid.org/0000-0002-9516-6526

Palavras-chave:

Doença Periodontal, Estresse, Depressão

Resumo

A doença periodontal (DP) é uma doença crônica multifatorial, em que a diminuição da resposta do hospedeiro resulta em perda óssea alveolar. Em doenças crônicas há fatores modificadores que não causam a doença, mas amplificam mecanismos de defesa, como o diabetes, o fumo e os fatores psicossociais. O estresse altera a resposta do organismo e leva a um estado de imunossupressão. Baseados nos poucos dados encontrados na literatura, nosso objetivo foi conhecer a interrelação entre a presença/ausência de doença periodontal e sua extensão, com o sintomas e indicadores de estresse e depressão. Para esta análise foram selecionados 30 pacientes com periodontite (DP) e 30 sem periodontite (DP). A condição periodontal foi avaliada por meio do índice de placa visível (IPV), profundidade de sondagem (PS) e nível de inserção clínica (NIC) e foram utilizados dois instrumentos de avaliação psicológica: o Inventário de Depressão de Beck (BDI), para depressão, e o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISSL), para estresse. Os exames odontológicos foram realizados em clínica escola de odontologia e as avaliações psicológicas foram realizados em clínica escola de psicologia, por profissionais da área. Os resultados foram relacionados pelo Teste de Spearmann. Tanto a relação de fatores estressores com DP (r = 0,1255; P > 0,05), quanto de sintomas de estresse com DP (r = 0,2446; P > 0,05) foram negativas. Conclui-se que não houve evidências de relação entre o desenvolvimento de DP e alterações psicológicas de estresse e depressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Lindoso Gomes Campos, Professora da graduação em Odontologia e da pós-graduação em Biologia Oral da Universidade do Sagrado Coração (USC)

Especialista em Peridontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP/UNICAMP; Mestre e Doutora em Clínica Odontológica com área de concentração em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Campos, M. L. G. (2021). Relação entre Doença Periodontal e Indicadores de Estresse e Depressão. Revista De Ciências Da Saúde, 20(2), 26–32. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/7695

Edição

Seção

Artigos