PERFIL MORFOFISIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DA REGIÃO SEMIÁRIDO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Ricardo Freitas Dias Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina (UPE) – Petrolina/PE – Brasil.
  • José Pereira de Lima Junior Fisioterapeuta graduado pela Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina (UPE) – Petrolina/PE - Brasil.
  • Fabrício Cieslak Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE - Brasil.
  • Marco Aurélio Valois de Correia Junior Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – Campus Nazaré da Mata (UPE) – Nazaré da Mata/PE – Brasil.

Palavras-chave:

Educação Física

Resumo

Introdução: A polícia militar é responsável pelo policiamento ostensivo e preservação da ordem pública, porém, apesar do senso comum estabelecer que os PMs apresentam níveis excelentes de condicionamento físico, na prática isso não é observado. Demonstrando a importância da análise morfofisiológica nestes. Objetivo: Avaliar variáveis morfológicas e fisiológicas de policiais militares na cidade de Petrolina/PE. Métodos: A pesquisa foi realizada no 5° BPM em PM´s da cidade de Petrolina-PE, avaliando o perfil morfológico, pelas variáveis IMC, CC, RCQ, IC, RCEst e IAC, e o perfil fisiológico pela FCR, PAS, PAD e DP. Os dados foram apresentados por distribuição de frequências, medidas de tendência central e dispersão. Buscou-se correlações e o coeficiente de determinação entre variáveis da pesquisa. Resultados: Participaram do estudo 244 militares. De acordo com o IMC, entre os PMs, 0,8% apresentaram baixo peso, 30,4% peso normal, 51,2% sobrepeso e 17,6% obesidade, já de acordo com o IAC, 7,4% apresentaram peso normal, 36,1% sobrepeso e 56,5% obesidade. A CC, a RCQ, o IC e o RCEst mostraram elevações dos riscos metabólicos decorrentes da obesidade, 44,7%, 32,2%, 77,0% e 54,1%, respectivamente. Destaca-se da dimensão fisiológica os 19,7% de hipertensos. Conclusão: Conclui-se que os PMs apresentaram elevados níveis de sobrepeso e obesidade, e elevados riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas. Ressaltamos que este estudo possui mérito de auxiliar novas pesquisas objetivando não só prevenção à saúde e melhora da qualidade de vida, mas também melhora da prestação de serviço, preservação da ordem e segurança pública.

Palavras-chave: Obesidade; Antropometria; Polícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Dias, R. F., de Lima Junior, J. P., Cieslak, F., & Junior, M. A. V. de C. (2021). PERFIL MORFOFISIOLÓGICO DE POLICIAIS MILITARES DA REGIÃO SEMIÁRIDO DE PERNAMBUCO. Revista De Ciências Da Saúde, 19(1), 39. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/6761

Edição

Seção

Artigos