CUERPOS DE PASO: capital, raza y género en el Canal de Panamá (una cuestión de realismos)/ PASSING BODIES: Capital, Race and Gender in the Panama Channel (A Question of Realism)

Autores

  • Daniel Noemi Voionmaa Uiversidad Católica de Chile

Palavras-chave:

Canal de Panamá, Realismo, Capital, Raça, Género.

Resumo

Este artigo analisa os romances que sucedem na zona do canal, em Panamá: Canal Zone (1935), do ecuatoriano Demetrio Aguilera-Malta, e Luna verde (1950) do panamenho Joaquín Beleño. Argumento, contra a perspectiva da crítica tradicional, que ambos romances apresentam articulações realistas complementárias: representação da realidade marcada pelo cruzamento e o transporte de capital e de corpos excluídos pela raça e pelo gênero. Assinalo ainda que a idéia de uma identidade panamenha que prevalece na interpretação do romance de Beleño (a dicotomía de uma visão acertada versus uma visão desacertada na de Aguilera-Malta) debe ser cuestionada, mas não totalmente rejeitada.

Palabras-chave: Canal de Panamá. Realismo. Capital. Raça. Género

Resumen

Este artículo analiza dos novelas que suceden en la Zona del Canal, en Panamá: Canal Zone (1935), del ecuatoriano Demetrio Aguilera-Malta, y Luna verde (1950) del panameño Joaquín Beleño. Argumento, contra la perspectiva de la crítica tradicional, que ambas novelas presentan articulaciones realistas complementarias: representación de la realidad marcada por el cruce y transporte de capital y de cuerpos excluidos por su raza y género. Señalo que la interpretación de una identidad panameña que prevalece sobre le novela de Beleño (la dicotomía de una visión acertada versus una visión desacertada en la de Aguilera-Malta) debe ser cuestionada, pero no totalmente rechazada.

Palabras Clave: Canal de Panamá. Realismo. Capital. Raza. Género

Abstract

This essay analyses romances which take place in the zone of the Panama canal: Canal Zone, a novel by the Ecuatorian writer Demetrio Aguilera-Malta published in 1935, and Luna verde, published in 1950 and written by the Panamanian author Joaquín Beleño. Both texts deal with the dire circumstances of life in the Canal Zone in Panama (the area that was under US sovereignty until 1999). I argue that, contrary to what some critics have said, Aguilera-Malta does not give a wrong account of reality and Beleño a right one (related to a notion of Panamanian identity). Instead I emphasize the need to read both novels as complementing each other, in particular through their different ‘realisms’, the attempt to represent a reality that is characterized by the literal flow of capital and the violence it provokes in a society marked by racial and gender tensions.

Keywords: Panama Canal. Realism. Capital. Race. Gender

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Noemi Voionmaa, Uiversidad Católica de Chile

Daniel Noemi Voionmaa Licenciado em espanhol pela Uiversidad Católica de Chile. Magister en literatura hispanoamericana na Universidad de Chile e Doutorado na University of Yale. Professor assistente de literatura e cultura latinoamericanas na University of Michigan, Ann Arbor. Têm escrito os livros Leer la pobreza en América Latina: literatura y velocidad e, em breve, será publicada, Arte o política: más allá de realismos y vanguardias. Email: danielnv@umich.edu. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em História Contemporânea - Universidad Complutense de Madrid (2000). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Maranhão. Tem realizado estudos sobre migração, memória e identidade. Participa do Conselho Editorial das revistas Revista Brasileira do Caribe e - Inter-ação (Goiânia). Tem organizado vários congressos de história oral no Estado de Goiás e foi Diretora Regional Centro Oeste da Associação Brasileira de Historia Oral de 2002-2006. Tem experiência nas áreas de História Contemporânea, com ênfase em Cuba. Tem desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: história oral, Cuba, Caribe, universidade.

Downloads

Como Citar

Voionmaa, D. N. (2012). CUERPOS DE PASO: capital, raza y género en el Canal de Panamá (una cuestión de realismos)/ PASSING BODIES: Capital, Race and Gender in the Panama Channel (A Question of Realism). Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/871

Edição

Seção

Dossiê: mulher e Caribe: aproximações à problemática de gênero