TRAVERSING THE CARIBBEAN BASIN: Hybridities and transformation
Palavras-chave:
Migração, Cultura, CaribeResumo
Este artigo explora as estratégias identitárias de performance pública nos locais caribenhos da Diáspora Africana. Argumento que, ao ler o Caribe como uma zona de contato cultural, os padrões plurais de identidade caribenha que emergem, reescrevem as noções atuais sobre a difundida migração que marca a experiência regional. De fato, mostrarei que os vários traços continentais no Caribe interagem com um número de outros padrões culturais, resultado de um processo complexo de mistura que ocorreu não somente entre as tradições europeia e africana, mas também entre as variadas tradições de uma multidão de outros grupos étnicos, incluindo aqueles do Sul da Ásia (Índia) e China, como também de grupos indígenas. A resultante diversidade linguística e etno-cultural gerou não somente uma ruptura e transformação das tradições africanas, mas também uma ruptura e transformação das tradições africanas, mas também uma África interagindo e sendo afetada por uma série crítica de alteridade caribenha. Os resultados desses encontros são perceptíveis pelas variadas categorias expressivas e perfomativas caribenhas na língua, música, dança e religião, para citar alguns exemplos. Derek Walcott, Edouard Glinssant, Maryse Condé, Gisele Pineau, Patrick Chamoiseau, Raphael Confiant e Edward Brathwaite são aqueles que exploram várias facetas e características da experiência plural da região por meio de complexas nuances de inscrições de linguagem, caráter e tema.
Palavras-chave: Caribe. Hibridismo. Migração
Resumen
Este articulo explora las estratégias identitarias de performance pública em sitios caribeños de la Diáspora Africana. Afirmo que, leyendo el Caribe como zona cultural de contacto, los patrones plurales de la identidad del Caribe que emergen, reescriben las nociones actuales sobre la migración que enmarca la experiencia regional. De hecho, demostraré que los varios rastros continentales en el Caribe obran recíprocamente con um número de otros patrones culturales, resultado de un proceso complejo de mezcla que no se restringió a las tradiciones europeas y africanas, sino también a las tradiciones variadas de uma multiplicidad de otros grupos étnicos, incluyendo los de Ásia del Sur (la Índia) y de China, así como grupos índios. El resultado de la diversidad linguística y etnocultural engendró no solamente uma fractura y una transformación de las tradiciones africanas, sino también África que viene siendo afectada por una seria crítica de la alteridade caribeña. Los resultados de este encuentro son perceptibles a través de la gama de categorías expresivas y perfomativas caribeñas en la lengua, música, denza y religión, para citar apenas algunas. Derek Walcott, Edouard Glissant, Maryse Condé, Gisele Pineau, Patrick Chamoiseau, Raphael Confiant e Edward Brathwaite son los que exploran varias facetas y características de la experiencia plural de la región por medio de complejas inscripciones de la lengua, carácter y tema.
Palavras claves: Caribe. Hibridismo. Migración
Abstract
This paper will explore identitarian strategies of public perfomance in Caribbean sites of the African diáspora. I contend that, by reading the Caribbean as a cultural contact zone, the plural patterns of Caribbean identity that emerge rewrite current notions about the pervasive migrancy that marks the regional experience. Indeed, I will show that the several continental traces in the Caribbean interact with a number of other cultural patterns, the result of a complex process of blending which occurred not only between European and African traditions, but also between the varied traditions of a multitude of other ethnic groups, including those from South Asia (India) and China, as well as indigenous Indian groups. The resulting linguistic and ethnocultural diversity engendered not only a fracturing, and transformation of African continuities, but also an Africa interacting with and impacted by a critical range of Caribbean otherness. The results of these encounters are perceptible across the range of Caribbean expressive and performative categories; in language music, dance, and religion, to name just a few. Derek Walcott, Edouard Glissant, Maryse Condé, Giséle Pineau, Patrick Chamoiseau, Raphael Confiant, and Edward Brathwaite, all of whom explore various facets and characteristics of the region’s plural experience through complex, nuanced inscriptions of language, character, and theme.
Keywords: Caribbean. Hybridities. Migrancy
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