“A UNIDADE É SUBMARINA”: circuitos da cultura no caribe “transterritorial”

Autores

  • Carolyn Cooper University of West Indies, Campus Mona - Jamaica

Palavras-chave:

Estudos culturais caribenhos, Colonização reversa, Poética da mandioca, Herança da lingua creole, Diversidade cultural, Caribe, Correntes submarinas

Resumo

Partindo de conceitos e imagens literárias expressas em poemas e ensaios de Kamau Brathwaite, Louise Bennett, Derek Walcott, Marcus Garvey, George Lamming, Earl Lovelace, Édouard Glissant e o Dj anglo-jamaicano Macka B, são traçadas algumas das variadas linhas e correntes submarinas que compõem uma ideia da unidade e da diversidade cultural do Caribe.

Palavras-chave: Estudos culturais caribenhos. Colonização reversa. Poética da mandioca. Herança da língua creole

Resumen

El artículo parte de conceptos e imágenes expresas em poemas y ensayos de Kamau Brathwaite, Louise Bennett, Derek Walcott, Marcus Garvey, George Lamming, Earl Lovelace, Édouard Glissante e o DJ anglojamaicano Macka B, en las cuales son trazadas algunas de las variadas líneas y corrientes submarinas que componen una idea de la unidad y de la diversidad cultural del Caribe.

Palabras clave: Estudios culturales caribeños. Colonización inversa. Poética de la yuca. Herencia de la lengua creole.

Abstract

Starting from concepts and images expressed in poems and literary essays of Kamau Brathwaite, Louise Bennett, Derek Walcott, Marcus Garvey, George Lamming, Earl Lovelace, Edouard Glissant and Anglo-Jamaican DJ Macka B, the article presents some of the varied lines and submarine currents which constitute an idea of Caribbean unity and cultural diversity.

Keywords: Caribbean cultural studies. Reverse colonization. Cassava poetics. Creole language heritage

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Biografia do Autor

Carolyn Cooper, University of West Indies, Campus Mona - Jamaica

É professora de estudos culturais e
literários na University of West Indies, Campus Mona, Jamaica. É doutora em Literatura Inglesa pela University of Toronto, Canadá. Também fez o mestrado em Literatura Inglesa na mesma intituição e é graduada em língua inglesa pela University of West Indies.  É autora dos livros: SoundClash: Jamaican Dancehall Culture at Large (2004) e Noises in the Blood: : Orality, Gender and the
‘Vulgar’ Body of Jamaican Popular Culture (1993). Também é a fundadora e diretora do Global Reggae Studies Centre, uma iniciativa de política cultural lançada na Jamaica em janeiro
de 2010.

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Como Citar

Cooper, C. (2011). “A UNIDADE É SUBMARINA”: circuitos da cultura no caribe “transterritorial”. Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/656