O INDIVIDUO E A REVOLUÇÃO EM CUBA
Palavras-chave:
Literatura, Cuba, Senel PazResumo
O presente trabalho objetiva discutir a relação entre História e Literatura, tomando como fonte de estudo o conto “Como um simples estudante” do contista cubano Senel Paz (1992). A Literatura se aproxima, cada vez mais, da História, tornando-se fonte privilegiada para estudos dos aspectos materiais e imateriais de uma sociedade. O conto, uma das mais complexas formas da produção literária, em função das suas especificidades, permite ao historiador estabelecer com ele um diálogo e, ao mesmo tempo, um interrogatório que revelam questões implícitas no texto que não são evidenciadas claramente pelo autor, mas que se constituem em evidencias motivadoras do debate de problemas históricos correntes na historiografia.
Palavras-chave: Gênero. Literatura Cubana. Senel Paz
Resumen
El presente trabajo discute la relación entre Historia y Literatura, tomando como fuente de estudio el cuento “como un simple estudiante” del cuentista cubanos Senel Paz (1992). La Literatura se aproxima, cada vez más, de la Historia, convirtiéndose em fuente privilegiada para los estudios de los aspectos materiales e inmateriales de una sociedad. El cuento, una de las más complejas formas de produción literária, en función de sus especificidades, permite al historiador estabelecer con el un dialogo y, al mismo tempo, um interrogatório que revelan cuestiones implícitas en el texto que no son evidenciadas pero que se constituyen en evidencias motivadoras del debate de los problemas históricos corrientes en la historiografia.
Palabras claves: Género. Literatura Cubana. Senel Paz
Abstract
This paper aims to discuss the relation between History and Literature, taking as a study source the tale “Como um simples estudante” by the Cuban write Senel Paz (1992). Literature has joined History more and more, becoming privileged source to the studies of material and immaterial features of a society. The tale, one of the most complex ways of literaty Works, despite its specificities, allows the historian to establish a dialogue with it and, at the same time, a cross-examination that reveals implicit questions in the text, which are not clearly evidenced by the author, but become motivating evidences to the debate of current historic questions in historiography.
Keywords: Gender. Cuban Literature. Senel Paz
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