MIGRAÇÕES DE IDEIAS, INFLUÊNCIAS OU REATIVAÇÕES? PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO BRASIL E EM CUBA COMO EXPERIÊNCIAS DESTERRITORIALIZADAS
Palavras-chave:
Cinema, Glauber Rocha, Brasil, CubaResumo
O artigo analisa as relações entre o Brasil e o Caribe. Inspirando-se em conceitos deleuzianos, a análise inclui o cineasta Glauber Rocha na categoria de pensadoresnômades, tendo como objetivo principal, rastrear aspectos de suas ações nos anos sessenta e setenta, de modo a destacar, nas representações que afloram do seu discurso, nuances do seu nomadismo, pois, em torno deste atributo, gravita o argumento norteador desta reflexão. Trata-se de um enfoque produtivo da obra do cineasta brasileiro e de seus diálogos com artistas cubanos
Palavras-Chave: Cinema Novo. Glauber Rocha. Brasil. Cuba
Resumen
El estudio enfoca la performance del cineasta Glauber Rocha con el objetivo de profundizar en algunos aspectos de sus acciones em los años 60 y 70 del siglo XX . El interés está centrado en el destaque de las representaciones que afloran en su discurso. Éstas son reveladoras de la idea del nomadismo, concepto em torno al cual se va a nortear la reflexión de este artículo.
Palabras Claves: Cine nuevo. Glauber Rocha. Brasil. Cuba
Abstract
This study addresses Glauber Rocha´s performance with the objective of offering insights on some of the aspects of his actions in the 1969s and 1970s. It particularly focuses on the representations that emerge in his discourse revealing the idea of nomadism.
Keywords: New cinema. Glauber Rocha. Brazil. Cuba
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