PROTAGONISMO NEGRO NUMA PERSPECTIVA AFROCENTRADA
Resumo
O presente trabalho procura pensar o protagonismo negro em suas mais significativas formas de expressão, numa perspectiva afrocentrada. Apresenta a experiência estética e política de Solano Trindade (1908-1974), Abdias Nascimento (1914-2011) e Oliveira Silveira (1941-2009), como expressão de ativismo afrocentrado, no que se refere à maneira pela qual ações no campo da cultura e da política estavam baseadas na representação da África como o centro referencial ancestral, não universalista nem essencialista, bem como pelo estabelecimento de um paradigma cognitivo afrocêntrico, que vincula a ancestralidade africana à experiência diaspórica do negro na construção de um novo conhecimento sobre o mundo, a partir da experiência quilombista.
Palavras-chave: Afrocentrismo. Intelectuais negros. Cultura Histórica
Resumen
El presente trabajo procura pensar el protagonismo negro en SUS más significativas formas de expresión en una perspectiva afrocentrada. Presenta la experiencia estética y política de Solano Trindade (1908-1974), Abdias Nascimento (1914-2011) y Oliveira Silveira (1941-2009), como expresión de activismo afrocentrado, atendiendo a la forma por la cual acciones em el campo de la cultura y de la política estaban basadas en la representación de África como el centro referencial ancestral, no universalista ni esencialista, bien como por el establecimiento de un paradigma cognitivo afrocéntrico que vincula la ancestralidad africana a la experiencia diaspórica del negro en la construcción de un nuevo conocimiento sobre el mundo, a partir de la experiencia palenquera.
Palabras claves: Afrocentrismo. Intelectuales negros. Cultura diaspórica
Abstract
This research aims at reflecting on the leading performance of black people in their most significant forms of expression, from an afro-centered perspective. It presents the aesthetic and political experience of Solano Trindade (1908-1974), Abdias Nascimento (1914-2011) and Oliveira Silveira (1941-2009), as the expression of afro-centered activism, regarding how actions in the field of culture and politics were based on the representation of Africa as the center of reference in ancestrality, neither universalist nor essentialist. As well as the formation of an afro-centered cognitive paradigm that links to the african ancestrality to the experience of the black diaspora in the development of new study fields about the world, from the experience of quilombos.
Key-words: Afro-centered perspective. Black scholars. Historical culture
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