O RAP EM CUBA: uma perspectiva afrodiaspórica

Autores

  • Amailton Magno Azevedo UNIVERSIDADE PONTIFICIA DE SÃO PAULO (PUC-SP)

Resumo

Este artigo buscou problematizar o rap em Havana a partir de dois grupos - Orishas e Obesesión - para investigar as inquietudes, decepções e problemas vividos por uma geração de jovens negros durante e após o “período especial” que coincide, respectivamente, com as décadas de 1990 e 2000. Importa mencionar que o artigo tomou como referência teórica os estudos em torno da questão de raça e gênero para pensar as decepções dos jovens negros e mestiços cubanos com o racismo; bem como os pressupostos teóricos da diáspora negra para sondar os diálogos interculturais entre os músicos.

Palavras-chave: música, estética e memória.

RAP IN CUBA: an afro-diasporic perspective

Summary

This article sought to problematize rap in Havana from two groups - Orishas and Obesesión - to investigate the concerns, disappointments and problems experienced by a generation of young blacks during and after the “special period” that coincide, respectively, with the decades of 1990 and 2000. It should be mentioned that the article took as a theoretical reference the studies around the question of race and gender to think about the disappointments of young black Cubans with racism; as well as the theoretical assumptions of the black diaspora to probe the intercultural dialogues among the musicians.

Keywords: music, aesthetics and memory.

Resumen

Este artículo buscó problematizar el rap en La Habana a partir de dos grupos - Orishas y Obesesión - para investigar las inquietudes, decepciones y problemas vividos por una generación de jóvenes negros durante y después del “período especial” que coincide, respectivamente, con las décadas de 1990 y 2000. Es importante mencionar que el artículo tomó como referencia teórica los estudios en torno a la cuestión de raza y género para pensar las decepciones de los jóvenes negros cubanos con el racism; así como los presupuestos teóricos de la diáspora negra para sondear los diálogos interculturales entre los músicos.

Palabras claves: música, estética y memoria.

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Biografia do Autor

Amailton Magno Azevedo, UNIVERSIDADE PONTIFICIA DE SÃO PAULO (PUC-SP)

Doutor em História (PUC/SP)

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Azevedo, A. M. (2021). O RAP EM CUBA: uma perspectiva afrodiaspórica. Revista Brasileira Do Caribe, 20(39). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/17655