ARTE, LITERATURA, PRENSA E INTELECTUALIDAD EN EL CARIBE COLOMBIANO (1917-1980)

Autores

  • Danny González Cueto Universidad del Atlántico

Palavras-chave:

Critica de arte, Critica literaria, Imprensa, Caribe colombiano

Resumo

O Caribe colombiano vive durante o século XX as suas mais profundas transformações culturais. Elas se devem em grande parte à abertura e desenvolvimento de portos  como Barranquilla, um dos maiores receptores de migração estrangeira de toda essa região, e também ao auge de publicações periódicas, algumas de caráter crítico como a revista Voces (1917-1920), cuja modesta aparição marca a presença de um círculo intelectual como aquele do Café Roma e da Livraria Mundo os quais se reuniram sob a tutoria do catalão Ramón Vinyes i Cluet por quase três décadas, formando o chamado “Grupo de Barranquilla,” sendo essa a primeira de três gerações de intelectuais que formaram o panorama de uma nascente cidade moderna e cosmopolita. Uma segunda geração do grupo se reuniu durante os anos sesenta em “La Cueva” e foi responsável pela publicação da revista Crónica (1950-51), que teve uma duração menor que sua antecessora. A publicação do Suplemento do Caribe (1973-1979), nos anos setenta, representou a presença de uma terceira geração que deu inicio a uma etapa na qual aparece pela primeira vez uma crítica artística moderna e marco de referencia para a constituição dessa investigação.

Palavras-chave: Critica de arte. Critica literaria. Imprensa. Caribe colombiano

Resumen

El Caribe colombiano vive sus más profundas transformaciones culturales durante el siglo XX, debidas en gran parte a la apertura y desarrollo de puertos como el de Barranquilla, uno de los más importantes receptores de migración extranjera de toda la región, así también un auge de las publicaciones periódicas, con algunas de carácter crítico como la revista Voces (1917 – 1920), cuya modesta aparición deja la presencia de un círculo intelectual como los del Café Roma y la Librería Mundo, en los que se reunió durante casi más de tres décadas, el denominado “Grupo de Barranquilla”, bajo la tutoría del catalán Ramón Vinyes i Cluet, la primera de tres generaciones de intelectuales que conformaron el panorama de una naciente ciudad moderna y cosmopolita. Una segunda generación del grupo se reunió en “La Cueva”, durante los años sesenta y es responsable de la publicación de la revista Crónica (1950-51), de duración más corta que la anterior. La publicación del Suplemento del Caribe (1973-1979), en los años setenta, supuso la presencia de una tercera generación que dio inicio a una etapa en la que aparece por primera vez una crítica moderna, marco de referencia que constituye esta investigación aproximativa.

Palabras clave: Crítica de arte. Crítica literaria. Prensa. Caribe colombiano

Abstract

The Colombian Caribbean lived their most profound cultural transformations during the twentieth century, due in large part to the opening and development of ports such as Barranquilla, one of the largest recipients of foreign migration throughout the region, so a rise of periodicals, some of which are critical as
the Voces magazine (1917 - 1920), whose modest appearance leaves the presence of an intellectual circle as those of Café Roma and the Bookstore Mundo, which met for nearly three decades, the so-called “el Gupo de Barranquilla”, under the supervision  of Catalan Ramon Vinyes i Cluet, the first of three generations of intellectuals who formed the emerging picture of a modern and cosmopolitan city. A second generation of the group met in “La Cueva” during the sixties and is responsible for the publication of the Crónica magazine (1950-51), of shorter duration than the last. The publication of the Suplemento del Caribe (1973-1979), in the seventies, led to the presence of a third generation and started a stage in which there is a critical first modern framework which this research approaches.

Keywords: Art Critic. Literature critic. Press. Colombian Caribbean

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Biografia do Autor

Danny González Cueto, Universidad del Atlántico

Graduado em Comunicação Social na Universidade do Norte, de Barranquilla, Colômbia, e mestre em Estudos do Caribe na Universidade Nacional de Colombia, San Andrés, naquele mesmo país. É professor de Teoria da imagem e Teoria do Cinema do Programa de Artes Plásticas da Universidade do Atlântico, Barranquilla. É líder do Grupo de Pesquisa Feliza Bursztyn: Redes, Arte, Cultura. Ele tem publicado artigos sobre o Caribe colombiano em revistas científicas de diferentes países. Recentemente organizou com Martha Lizcano o livro Leyendo el Carnaval. Miradas desde Barranquilla, Bahía y Barcelona, em 2009 e publicou Barranquilla: Centro de diálogo del cosmos andino y caribeño. Notas a la luz de Escribir en Barranquilla, de Ramón Illán Bacca, libro de sua autoria em 2011.


Como Citar

Cueto, D. G. (2013). ARTE, LITERATURA, PRENSA E INTELECTUALIDAD EN EL CARIBE COLOMBIANO (1917-1980). Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/1158

Edição

Seção

Dossiê: diáspora, literatura e arte