Apresentação da Chamada Temática: Religião e ditadura

60 anos do golpe de 1964

Autores

Palavras-chave:

Religião, Política, Golpe de 1964, Ditadura

Resumo

No início deste século, fontes históricas de diversas naturezas, algumas delas até então desconhecidas por pesquisadores, vêm contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre o período compreendido entre 1964 e 1985, revelando contradições e complexidades que atravessaram não somente o Estado e suas instituições, como, também, movimentos sociais, partidos políticos, grupos revolucionários e contrarrevolucionários, imprensa, pessoas comuns e, ainda, as instituições religiosas e seus membros.
Nesse ano em que o Brasil lembra os 60 anos do golpe que instalou um Estado de exceção no país – subtraindo direitos, perseguindo, torturando e assassinando professores, estudantes, políticos, sindicalistas, dentre outros opositores ao regime – este dossiê apresenta diversos artigos de pesquisadores que, ao longo das últimas décadas, têm se debruçado na investigação e análise das relações e do comportamento de instituições religiosas e seus integrantes frente ao regime ditatorial, bem como dos desdobramentos advindos, a partir daí, para a conformação do cenário político e, também, religioso no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adroaldo Almeida, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutor pela Universidade Federal Fluminense, é professor Titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão. É membro fundador da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) e membro do GT de História das Religiões da Associação Nacional de Professores de História (ANPUH). É autor do livro “Pelo Senhor, marchamos! Evangélicos e ditadura militar no Brasil (1964-1985)” publicado pela EDUFMA. Tem publicado capítulos de livros, artigos científicos e realizado entrevistas principalmente com temas com foco na relação entre evangélicos e política no Brasil.

Paulo César Gomes, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de estágio no Institut des hautes études de l’Amérique latine (IHEAL/Universidade Paris 3). É autor dos livros “Os bispos católicos e a ditadura militar brasileira: a visão da espionagem” (Record, 2014) e “Liberdade vigiada: as relações entre a ditadura militar brasileira e o governo francês” (Record, 2019). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC) da UFF.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

ALMEIDA, Adroaldo; GOMES, Paulo César.
Apresentação da Chamada Temática: Religião e ditadura: 60 anos do golpe de 1964
. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 17, n. 49, p. 7–9, 8 Abr 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbhr/article/view/23343. Acesso em: 11 mai 2024.