DISCURSO E MEMÓRIA NA COMPOSIÇÃO DE VIDEOGAMES DA SÉRIE RESIDENT EVIL

Autores

  • George Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Nilton Milanez

Resumo

Os videogames elencados para esta análise são os três primeiros jogos que compõem a série de jogos eletrônicos Resident Evil, os quais foram produzidos pela desenvolvedora e editora de videogames Capcom. Nesses três videogames, podemos visualizar a presença de dois tipos de materialidade que apresentam o atravessamento de discursos: as cuts-cenes e as gamescapes. A disposição desses dois tipos de materialidade e, consequentemente, dos discursos que neles funcionam conduzem nossos olhares para a hipótese de que nesses videogames há a operacionalização de um domínio de memória na constituição desses jogos, o que nos leva a perguntar: em que medida a disposição das cuts-cenes e das gamescapes no interior do funcionamento dos três primeiros games da série Resident Evil constituem um domínio de memória? O objetivo deste artigo é enfrentar o funcionamento de videogames numa perspectiva discursiva, mais precisamente a partir dos postulados de Michel Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-11-27

Como Citar

LIMA, George; MILANEZ, Nilton.
DISCURSO E MEMÓRIA NA COMPOSIÇÃO DE VIDEOGAMES DA SÉRIE RESIDENT EVIL
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 7, n. 12, 27 Nov 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/5704. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Seção temática: das materialidades da memória: linguagens e sujeitos