HENRIQUE V E A MEMÓRIA NAS PEÇAS HISTÓRICAS DE SHAKESPEARE

Autores

  • Vítor Nogueira Alves Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v13n26.2022.12

Palavras-chave:

peças históricas, Henrique V, memória, esquecimento

Resumo

As peças históricas de Shakespeare levam ao palco eventos políticos do passado medieval inglês. Este artigo investiga como as peças históricas em geral, e Henrique V, em particular, lidam com questões da memória, da história e da invenção de uma identidade nacional. Tem-se proposto, ao menos desde Ernest Renan, que a existência de uma nação depende menos de uma identidade linguística, étnica ou religiosa e muito mais da existência de uma memória coletiva – e a memória sempre implica uma determinada interpretação do passado. Ao mesmo tempo em que se relacionam com concepções elisabetanas da história, as peças históricas de Shakespeare ajudam a imaginar um passado coletivo por meio da recordação e do esquecimento de eventos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Nogueira Alves, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Bolsista da Capes. Contato: vnogueiraalves@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

ALVES, Vítor Nogueira.
HENRIQUE V E A MEMÓRIA NAS PEÇAS HISTÓRICAS DE SHAKESPEARE
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 13, n. 26, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.