CONTAR, MEDIR E IR ALÉM: o sentido dos dados em estudos geográficos do clima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202120

Palavras-chave:

Dados Climáticos, Abordagem Crítica em Climatologia, Conhecimento e Sentido em Climatologia, Interdisciplinaridade.

Resumo

COUNTING, MEASURING AND GOING BEYOND: the meaning of data in geographic climate studies

CONTAR, MEDIR E IR MÁS ALLÁ: el significado de los datos en los estudios geográficos del clima

RESUMO
Este artigo busca discutir o sentido dos dados utilizados nos estudos geográficos do clima, considerando os limites da quantificação, o conceito filosófico de intencionalidade, as diferenças entre construção de conhecimento e construção de sentido na ciência, além das possibilidades de exame do tema a partir da Geografia do Clima, da Ecologia Política e da Geografia Física Crítica. O texto foi proposto devido às facilidades atuais para se acessar dados climáticos ou mensurá-los diretamente em trabalhos de campo, mas sob risco de uma abordagem acrítica de suas conexões com fatos sociais e políticos, por exemplo. Assim, o objetivo principal é contribuir para reforçar o significado do clima no âmbito da Geografia e os possíveis ganhos com o diálogo entre a Climatologia e outras perspectivas analíticas, especialmente nas ciências humanas.

Palavras-chave: Dados Climáticos; Abordagem Crítica em Climatologia; Conhecimento e Sentido em Climatologia; Interdisciplinaridade.

ABSTRACT
This paper seeks to discuss the sense of data used in geographic climate studies, considering the limits of quantification, the philosophical concept of intentionality, the differences between knowledge construction and sense construction in science besides the possibilities for examining the topic from the Geography of Climate, Political Ecology and Critical Physical Geography. The text was proposed due to the current facility to access climate data or mesure them directly in field works, but at risk of an uncritical approach of its connections with social and political facts, for example. Thus, the main purpose is contribute to reinforce the meaning of climate in the domain of Geography and the possible gains with the dialogue among Climatology and others analitical perpectives, especially in the human sciences.

Keywords: Climatic Data; Critical Approach to Climatology; Knowledge and Meaning in Climatology; Interdisciplinarity.

RESUMEN
Este artículo busca discutir el sentido de los datos utilizados en los estudios geográficos del clima, considerando los límites de la cuantificación, el concepto filosófico de intencionalidad, las diferencias entre la construcción del conocimiento y la construcción de los sentidos en la ciencia, además de las posibilidades de examinar el tema desde la perspectiva de la Geografía del Clima, Ecología Política y Geografía Física Crítica. El texto fue propuesto teniendo en cuenta la facilidad actual para acceder a los datos climáticos o medirlos directamente en el trabajo de campo, pero a riesgo de un enfoque acrítico de sus conexiones con hechos sociales y políticos, por ejemplo. Por lo tanto, el objetivo principal es contribuir a reforzar el significado del clima en el ámbito de la Geografía y las posibles ganancias con el diálogo entre la Climatología y otras perspectivas analíticas, especialmente en las ciencias humanas.

Palabras clave: Datos Climáticos; Enfoque Crítico de la Climatología; Conocimiento y Significado en Climatología; Interdisciplinariedad.

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Biografia do Autor

Lucas Barbosa e Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Rio Claro. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins – UFT/Campus de Porto Nacional, nos cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Programa de Pós-Graduação em Geografia e Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente.

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Publicado

2021-08-21

Como Citar

Souza, L. B. e. (2021). CONTAR, MEDIR E IR ALÉM: o sentido dos dados em estudos geográficos do clima. InterEspaço: Revista De Geografia E Interdisciplinaridade, 7(20), e202120. https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202120

Edição

Seção

Artigos