COMO O ACADÊMICO LGBTQIA+ COMPREENDE-SE NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO

um estudo de caso no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Imperatriz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n7.2022.11

Palavras-chave:

LGBTQIA , Diversidade Sexual, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo exploratório e analítico sobre a orientação sexual dos estudantes que ingressaram no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, no ano de 2019. Buscou-se, através de instrumentos de coleta de dados como questionário de múltipla escolha e entrevistas semiestruturadas, analisar como os sujeitos autodeclarados gays, lésbicas ou bissexuais vivenciam sua orientação sexual no espaço da universidade. Fundamentando-se em alguns estudos de Foucault (1985;1988), Butler (2020) e Beauvoir (1970; 1980), a categoria da sexualidade foi analisada sob o viés sociopolítico com vistas a entender como as relações sociais interferem nas vivências subjetivas da orientação sexual dos sujeitos da pesquisa. Os dados coletados apontam uma entrada de estudantes homossexuais, mas que, por fatores sociais, procuram manter o sigilo de sua orientação por medo de discriminação por parte da família ou de pessoas que fazem parte do seu convívio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Silva Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH/Sociologia) da Universidade
Federal do Maranhão (UFMA). 

Edson Ferreira da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-Minas), Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com estágio de doutorado na Universidad de Salamanca/Esp. Atuou como professor e coordenador de curso na Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ), como professor no curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente faz parte do corpo docente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão  (UFMA) e, coordena o grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Educação (GEPEE). Desenvolve pesquisa sobre o pensamento filosófico de José Ortega y Gasset. 

Fernando Brasil Alves, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Ciências Humanas/Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Francisco Wilson Leite da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Ciências Humanas/Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: experiência vivida. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1980.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: experiência vivida. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1980. V. II.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FOCAULT, Michel, 1926-1984. História da sexualidade: o cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOCAULT, Michel, 1926-1984. História da sexualidade: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GROSSI, Miriam Pillar. Identidade de gênero e Sexualidade. Florianópolis: UFSC, 2012.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista Guacira Lopes Louro. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997, p. 14-36.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre a sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURO, Guacira Lopes (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SIMÓES, J.A. IN.: FACCHINI, Regina Sopa de letrinhas?: Movimento homossexual e produção de iden- tidades coletivas nos anos 1990 / Regina Facchini. – Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

ORTEGA Y GASSET, J. Porque se vuelve a la filosofia (1930). In: ORTEGA Y GASSET, J. Obras Completas, Taurus: Barcelona, 2017. V.3.

OLIVEIRA, Domingos. Relatório do grupo gay da Bahia, 2021. Disponível em: https://grupogaydabahia.com/2022/02/24/mortes-violentas-de-lgbt-no-brasil/Grupo Gay da Bahia (2020). Acesso em: 24 de fev. de 2022.

RISTUM, M. Bullying escolar. In: ASSIS, SG., CONSTANTINO, P., and AVANCI, JQ., (Orgs). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores [online]. Rio de Janeiro: Ministério da Educação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2010, pp. 95-119. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575413302. Acesso em: 01 de jan. de 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-02

Como Citar

ARAÚJO, Amanda Silva; COSTA, Edson Ferreira da; ALVES, Fernando Brasil; SILVA, Francisco Wilson Leite da.
COMO O ACADÊMICO LGBTQIA+ COMPREENDE-SE NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Imperatriz
. Revista Humanidades & Educação, p. 62–75, 2 Mar 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)