CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA – CE

Autores

  • Luciana dos Santos Dias de Oliveira Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca
  • Camila dos Santos Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Fernanda de Oliveira Silva Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Etnoconhecimento; medicina popular; plantas medicinais.

Resumo

O uso de plantas é diverso e acompanha a história da evolução humana. A compreensão do seu modo de utilização por determinados grupos e culturas define o chamado “saber local”, o qual é indissociável aos contextos culturais e ambientais específicos. Considerando que a etnobotânica tem como eixo a relação homem-planta e o fluxo de conhecimento passado de geração a geração, este trabalho objetivou investigar o conhecimento dos estudantes da UECE-FACEDI acerca do uso das plantas medicinais e seus diversos fins. A coleta de dados foi baseada em entrevistas semiestruturadas com os estudantes do curso de Ciências Biológicas da FACEDI de forma presencial e por formulário eletrônico (Google Forms). As etnoespécies citadas foram identificadas pelo método do checklist-entrevista. O estudo contou com a participação de 53 estudantes, onde a maioria foi do gênero feminino. Foram citadas 33 espécies de plantas medicinais, distribuídas em 23 famílias. Foi possível observar que os acadêmicos de Ciências Biológicas da FACEDI não apenas conhecem as plantas medicinais como também utilizam com frequência.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

dos Santos Dias de Oliveira, L., Sousa, C. dos S., & Silva, F. de O. (2023). CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA – CE. Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 92–98. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22972

Edição

Seção

Artigos